Proteger o que é nosso
Designação da atividade | Proteger o que é nosso |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) |
Tipologia | Projetos |
Data de início | 5-03-2024 |
Data de término | 22-05-2024 |
Departamentos | Matemática |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Matemática |
Dinamizadores | Paula Luísa Ferreira, Raquel Sá e Patrícia Rosália |
Público-Alvo | 8º A / Comunidade |
Breve Descrição | Visita dos alunos ao Canil e Gatil Municipal da Batalha, com entrega de bens necessários à instituição, resultantes de angariação na escola e identificação dos maiores problemas com que a instituição se depara. Uma vez que o percurso se fará a pé, na ida, os alunos farão Plogging (corrida com coleta de lixo) junto às margens do rio Lena e em todo o percurso. Este lixo será posteriormente analisado do ponto de vista estatístico (peso, tipologia,…). No regresso, os alunos irão observar, pesquisar e identificar a fauna e a flora presentes nos locais, efetuando essa identificação através de aplicações no telemóvel. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. |
Objetivos | • Dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos Canis Municipais. • Consciencializar os alunos do AEB para a importância de promover o bem-estar animal, sensibilizar para o não abandono e incentivar a adoção responsável. • Promover a prática de exercício físico, combinando-o com a interação com o meio ambiente e a criação de comunidades mais limpas e mais ecológicas. • Trabalhar a resistência aeróbia. • Discutir opções para a conservação dos ecossistemas e o seu contributo para as necessidades humanas, bem como a importância da ciência e da tecnologia na sua conservação. • Realizar estudos estatísticos significativos para os alunos, interpretando os dados recolhidos e discutindo a melhor forma de apresentar esses mesmos dados à comunidade. |