Proteger o que é nosso

Designação da atividadeProteger o que é nosso
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
TipologiaProjetos
Data de início5-03-2024
Data de término22-05-2024
DepartamentosMatemática
Grupos de Recrutamento/DisciplinasMatemática
DinamizadoresPaula Luísa Ferreira, Raquel Sá e Patrícia Rosália
Público-Alvo8º A / Comunidade
Breve DescriçãoVisita dos alunos ao Canil e Gatil Municipal da Batalha, com entrega de bens necessários à instituição, resultantes de angariação na escola e identificação dos maiores problemas com que a instituição se depara.
Uma vez que o percurso se fará a pé, na ida, os alunos farão Plogging (corrida com coleta de lixo) junto às margens do rio Lena e em todo o percurso. Este lixo será posteriormente analisado do ponto de vista estatístico (peso, tipologia,…).
No regresso, os alunos irão observar, pesquisar e identificar a fauna e a flora presentes nos locais, efetuando essa identificação através de aplicações no telemóvel.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivos• Dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos Canis Municipais.
• Consciencializar os alunos do AEB para a importância de promover o bem-estar animal, sensibilizar para o não abandono e incentivar a adoção responsável.
• Promover a prática de exercício físico, combinando-o com a interação com o meio ambiente e a criação de comunidades mais limpas e mais ecológicas.
• Trabalhar a resistência aeróbia.
• Discutir opções para a conservação dos ecossistemas e o seu contributo para as necessidades humanas, bem como a importância da ciência e da tecnologia na sua conservação.
• Realizar estudos estatísticos significativos para os alunos, interpretando os dados recolhidos e discutindo a melhor forma de apresentar esses mesmos dados à comunidade.