SEMANA(S) DA LEITURA - março 2024

Designação da atividadeSEMANA(S) DA LEITURA - março 2024
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
Escola Básica da Batalha - Centro Escolar
Casais dos Ledos
Faniqueira
Golpilheira
Quinta do Sobrado
Rebolaria
Centro Escolar de S.Mamede
Brancas
Jardim Batalha (CE)
Jardim Casais dos Ledos
Jardim Faniqueira
Jardim Golpilheira
Jardim Quinta do Sobrado
Jardim S. Mamede (CE)
Jardim Torre
Jardim Rebolaria
Centro Escolar do Reguengo do Fétal
TipologiaAtividade Cultural
Data de início8-03-2024
Data de término27-03-2024
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Português
Grupos de Recrutamento/Disciplinas100 - Educação Pré-Escolar
110 - 1.º ciclo do ensino básico
Português
Outras EstruturasBiblioteca
Centro Qualifica
DinamizadoresEquipa da BE; Professores dos diversos ciclos de ensino; BM
Público-AlvoPré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 6º H / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8.º H / 8.º I / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / Professores / Centro Qualifica / Enc. Educação / Comunidade / PND
Breve DescriçãoA semana da leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, que conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, e se destina a celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares, nas bibliotecas públicas e em outros espaços que se disponham a colaborar.

Este ano letivo propomos celebrar a leitura, o livro e o leitor, ao longo do mês de março (como habitualmente), marcados com a dinamização de diferentes eventos.
Pretendemos festejar a leitura como ato comunicativo, de prazer, de diálogo, de imaginação e de conhecimento, lugar de encontro, criativo e colaborativo. Na sequência do mete do mote do PNL e da RBE, pretendemos pois celebrar e incentivar o prazer de ler, com atividades que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares, na biblioteca municipal.

ATIVIDADES:

• Concurso Concelhio de Leitura - 1ª Edição (11 a 25 de março)

• "Miúdos a Votos - Livros + fixes" (Encerramento da campanha eleitoral e Eleições a 8 de março)

• “Miúdos a votos em ação, visita a exposição”

• Encontro com escritores

• Exposições e mostra de livros temáticos

• Sugestões de Leitura (folheto/flyer )

• Animação da leitura dos livros “ Os dois Corvos” de Beatrice Alemangna e Aldous Huxley e Histórias “Com Dentes” ( Saúde oral).

• Oficinas de Escrita Criativa - produção textual e coletiva para concurso ao projeto solidário/Histórias Ajudaris'24 (ao longo do mês).

• "Leituras Partilhadas" - partilha de leituras (texto, poemas, histórias,...), em aula, na Biblioteca Escolar ( ao longo do mês)

• "Escritores, leituras, palavras..." - A BE dá a conhecer alguns autores com a partilha vídeos publicados por escritores nos quais fazem leituras, conversam ou apresentam as suas obras. (ao longo do mês)

• Dia Mundial da Poesia/AEBatalha (Exposição temática, leitura expressiva/musicada/dramatizada de vários poetas e audição de poemas).

• “Apanhados a ler”
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 5
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivo 9
Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Objetivos- Promover o gosto pela leitura;
- Contribuir para que todos leiam em qualquer lugar, suporte ou contexto;
- Promover a leitura e a escrita, assumindo-as como fatores de desenvolvimento individual e de progresso coletivo;
- Integrar os livros e a leitura nos temas de conversa quotidianos dos alunos, nos diversos espaços escolares e noutros espaços.
- Desenvolver hábitos de leitura autónoma.
- Promover a partilha de experiências e sugestões de leitura.
- Celebrar a leitura e os livros.
- Integrar a leitura na ocupação dos tempos livres dos alunos.
- Proporcionar experiências diversificadas de leitura.
- Contribuir para alargar a rede de leitores
- Promover a leitura e a escrita como objeto de prazer e liberdade.