Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

Designação da atividadeCampeonato Nacional de Jogos Matemáticos
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
TipologiaOutras
Data de início14-03-2024
Data de término14-03-2024
DepartamentosMatemática
Grupos de Recrutamento/DisciplinasMatemática
Outras EstruturasClube de Matemática - Matlândia
DinamizadoresMaria de Fátima Nunes
Público-Alvo5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 6º H / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8.º H / 8.º I / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F
Breve DescriçãoOs jogos têm sido uma fonte de prazer, interesse desde tempos longínquos, atravessando todas as culturas e povos. O interesse pelo jogo é transversal a todas as idades e para além do entretenimento, os jogos apresentam um grande potencial cultural, pedagógico e didático. A prática de certo tipo de jogos, nomeadamente de tabuleiro estimula o pensar e é, sem dúvida um passo para ganhar destreza com tópicos de Matemática.
Com esta premissa, o departamento de Matemática através do clube de Matemática - Matlândia participa na 17ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM17), que decorrerá a 14 de março de 2024, na Universidade de Aveiro, data em que se celebra o Dia do Pi e o Dia Internacional da Matemática.
A participação no Campeonato dos Jogos Matemáticos visa proporcionar aos alunos o desenvolvimento, para além de competências matemáticas, de competências referenciadas no PASEO.

Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivos- Contribuir para despertar o gosto pela Matemática;
- Estimular o interesse e a confiança na Matemática dos alunos de todos os níveis de ensino;
- Melhorar a atenção/concentração, e promover o desenvolvimento do pensamento estratégico;
- Desenvolver a visualização espacial e o raciocínio;
- Promover a persistência e reforçar a autoestima.