OS PÁTIOS ESCOLARES COMO LOCAIS DE APRENDIZAGEM

Designação da atividadeOS PÁTIOS ESCOLARES COMO LOCAIS DE APRENDIZAGEM
EscolaCentro Escolar do Reguengo do Fétal
TipologiaProjetos
Data de início1-03-2024
Data de término14-06-2024
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Grupos de Recrutamento/Disciplinas110 - 1.º ciclo do ensino básico
Outras EstruturasClube Ciência Viva
DinamizadoresFernanda Alvega, Carla Moras
Público-Alvo1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / Professores / Comunidade
Breve DescriçãoEste projeto é desenvolvido com a colaboração do Centro de Ciência Viva de Lisboa e é composto por várias etapas.
O(a) investigador(a) visita a escola e leva os alunos a explorar o pátio, ao
mesmo tempo que lhes dá a conhecer a sua área científica e o trabalho
que desenvolve: primeiro momento de interação - presencial - com o
investigador ( agendada para dia 19 de abril).
Durante ou após a visita do(a) investigador(a), os alunos são encorajados a fazer perguntas sobre o que observaram no pátio.
Depois de escolhida as perguntas que servirão de base à investigação, os alunos debatem em conjunto as várias hipóteses que lhes poderão dar resposta.
Os alunos desenvolvem com o professor um plano de investigação para dar resposta às perguntas colocadas durante a exploração do pátio.
Durante o trabalho de investigação, o(a) investigador(a) tem uma reunião online com os alunos para conhecer o desenvolvimento do projeto e dar sugestões e comentários: segundo momento de interação - online - com o investigador.
Os alunos dão a conhecer à comunidade educativa os resultados obtidos durante a investigação que desenvolveram.
O(a) investigador(a) vai à escola para ficar a conhecer os resultados da investigação dos alunos, debatendo com eles as conclusões obtidas e as novas perguntas que poderão ter surgido: terceiro momento de interação - presencial - com o investigador.
Os alunos desenvolvem com o professor um plano de investigação para dar resposta às perguntas colocadas durante a exploração do pátio.
Durante o trabalho de investigação, o(a) investigador(a) tem uma reunião online com os alunos para conhecer o desenvolvimento do projeto e dar sugestões e comentários: segundo momento de interação - online - com o investigador.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 5
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivos- Valorizar o meio ambiente,
- Conhecer a biodiversidade da localidade,
- Interligar os conhecimentos com as aprendizagens curriculares.