OS PÁTIOS ESCOLARES COMO LOCAIS DE APRENDIZAGEM
Designação da atividade | OS PÁTIOS ESCOLARES COMO LOCAIS DE APRENDIZAGEM |
---|---|
Escola | Centro Escolar do Reguengo do Fétal |
Tipologia | Projetos |
Data de início | 1-03-2024 |
Data de término | 14-06-2024 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - 1.º ciclo do ensino básico |
Outras Estruturas | Clube Ciência Viva |
Dinamizadores | Fernanda Alvega, Carla Moras |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / Professores / Comunidade |
Breve Descrição | Este projeto é desenvolvido com a colaboração do Centro de Ciência Viva de Lisboa e é composto por várias etapas. O(a) investigador(a) visita a escola e leva os alunos a explorar o pátio, ao mesmo tempo que lhes dá a conhecer a sua área científica e o trabalho que desenvolve: primeiro momento de interação - presencial - com o investigador ( agendada para dia 19 de abril). Durante ou após a visita do(a) investigador(a), os alunos são encorajados a fazer perguntas sobre o que observaram no pátio. Depois de escolhida as perguntas que servirão de base à investigação, os alunos debatem em conjunto as várias hipóteses que lhes poderão dar resposta. Os alunos desenvolvem com o professor um plano de investigação para dar resposta às perguntas colocadas durante a exploração do pátio. Durante o trabalho de investigação, o(a) investigador(a) tem uma reunião online com os alunos para conhecer o desenvolvimento do projeto e dar sugestões e comentários: segundo momento de interação - online - com o investigador. Os alunos dão a conhecer à comunidade educativa os resultados obtidos durante a investigação que desenvolveram. O(a) investigador(a) vai à escola para ficar a conhecer os resultados da investigação dos alunos, debatendo com eles as conclusões obtidas e as novas perguntas que poderão ter surgido: terceiro momento de interação - presencial - com o investigador. Os alunos desenvolvem com o professor um plano de investigação para dar resposta às perguntas colocadas durante a exploração do pátio. Durante o trabalho de investigação, o(a) investigador(a) tem uma reunião online com os alunos para conhecer o desenvolvimento do projeto e dar sugestões e comentários: segundo momento de interação - online - com o investigador. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. |
Objetivos | - Valorizar o meio ambiente, - Conhecer a biodiversidade da localidade, - Interligar os conhecimentos com as aprendizagens curriculares. |