Deambulação por Lisboa/BTL

Designação da atividadeDeambulação por Lisboa/BTL
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
TipologiaVisitas de Estudo
Data de início1-03-2024
Data de término1-03-2024
DepartamentosCiências Sociais e Humanas
Português
Grupos de Recrutamento/Disciplinas430 - Economia e Contabilidade
Português
DinamizadoresMaria João Oliveira/Cristela Mariano
Público-Alvo11º G
Breve Descrição"Deambulação por Lisboa” -• Refazer os passos de Cesário Verde e Fernando Pessoa em Lisboa
"Bolsa de Turismo de Lisboa" - Conhecer a oferta Turistica Nacional e Internacional.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivos• Refazer os passos de Cesário Verde e Fernando Pessoa em Lisboa, conhecendo alguns dos lugares emblemáticos onde os artistas obtinham inspiração para suas obras;
• Recriar o roteiro por Lisboa, descrito por estes poetas, com a intenção de divulgar a cidade.
• Percorrer alguns locais referidos neste roteiro, tais como o Cais da Rocha, a Câmara Municipal de Lisboa, o Terreiro do Paço, a Praça do Comércio a Praça do Rossio e Praça da Figueira, entre outros.
• Conhecer profissionais, stakeholders e opinion makers de um dos sectores com maior crescimento na economia portuguesa: o Turismo;
• Conhecer a maior e melhor montra da diversidade e qualidade da oferta turística em Portugal;
• Analisar a representatividade dos diferentes sectores da oferta nacional na industria turística sendo que a BTL este ano aposta num novo segmento – o turismo religioso, resultante da parceria com a Câmara Municipal de Ourém e com a Aciso, e que tem como objectivo "potenciar a oferta religiosa no âmbito da espiritualidade com abrangência nacional e ambição de projeção internacional.", sublinha Pedro Braga, um destino e um segmento que nos é tão próximo;
• Conhecer a Bolsa de Empregabilidade da BTL que pretende contribuir para minimizar a grave carência de recursos qualificados no sector do turismo.
• Observar técnicas de marketing na divulgação dos diferentes segmentos da área;
• Explorar estratégias de comunicação em stands comerciais;
• Observar a comunicação com os potenciais clientes;
• Contactar com profissionais da área da comunicação empresarial.