"Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?"
Designação da atividade | "Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?" |
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Escola | Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) |
Tipologia | Outras |
Data de início | 5-02-2024 |
Data de término | 1-06-2024 |
Departamentos | Português |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Português |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Biblioteca Escolar e Prof. de Português das turmas participantes: Cristina Delgado e Eduarda Sousa |
Público-Alvo | 6º A / 6º C / 6º D / 6º G / 6º H |
Breve Descrição | Os alunos do 6.º ano, turmas A, C, D, G, H e as Professora de Português, em articulação e com o apoio da Biblioteca Escolar do AE Batalha, irão participar na oitava edição da iniciativa « Miúdos a Votos » organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela VISÃO Júnior, que visa promover o desenvolvimento de competências de leitura e de cidadania ativa. A iniciativa, destinada a alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, é aberta a todas as escolas do país, sejam públicas ou privadas, sendo também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua. Através de uma eleição realizada em todas as escolas participantes, os alunos poderão votar no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real. https://www.rbe.mec.pt/np4/MiudosaVotos.html https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/ (Documentos em anexo: Regulamento, Atividades da Campanha no AEB e Grelha com Calendarização) |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. Objetivo 9 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Objetivos | - Promover o gosto pela leitura - Promover o desenvolvimento de competências de leitura e de cidadania ativa |