"Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?"

Designação da atividade"Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?"
EscolaEscola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
TipologiaOutras
Data de início5-02-2024
Data de término1-06-2024
DepartamentosPortuguês
Grupos de Recrutamento/DisciplinasPortuguês
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresBiblioteca Escolar e Prof. de Português das turmas participantes: Cristina Delgado e Eduarda Sousa
Público-Alvo6º A / 6º C / 6º D / 6º G / 6º H
Breve DescriçãoOs alunos do 6.º ano, turmas A, C, D, G, H e as Professora de Português, em articulação e com o apoio da Biblioteca Escolar do AE Batalha, irão participar na oitava edição da iniciativa « Miúdos a Votos » organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela VISÃO Júnior, que visa promover o desenvolvimento de competências de leitura e de cidadania ativa.

A iniciativa, destinada a alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, é aberta a todas as escolas do país, sejam públicas ou privadas, sendo também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.

Através de uma eleição realizada em todas as escolas participantes, os alunos poderão votar no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.

https://www.rbe.mec.pt/np4/MiudosaVotos.html

https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/

(Documentos em anexo: Regulamento, Atividades da Campanha no AEB e Grelha com Calendarização)
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 5
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivo 9
Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Objetivos- Promover o gosto pela leitura
- Promover o desenvolvimento de competências de leitura e de cidadania ativa