Concurso Concelhio de Leitura / Batalha 2024

Designação da atividadeConcurso Concelhio de Leitura / Batalha 2024
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
Escola Básica da Batalha - Centro Escolar
Casais dos Ledos
Faniqueira
Golpilheira
Quinta do Sobrado
Rebolaria
Centro Escolar de S.Mamede
Brancas
Centro Escolar do Reguengo do Fétal
TipologiaAtividade Cultural
Data de início11-03-2024
Data de término25-03-2024
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresProfessoras Bibliotecárias e respetiva equipa; BM da Batalha; CIBE/RBE
Público-Alvo3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 6º H / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8.º H / 8.º I / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F
Breve DescriçãoCom o propósito de dar a esta celebração da leitura e da expressão um caráter mais universal, o objetivo principal do Concurso Concelhio de Leitura é é estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, entre os alunos do concelho.

O concurso é composto por duas provas: uma prova escrita e uma prova oral. A prova escrita é composta por questões de compreensão e interpretação de texto, bem como por uma questão de expressão escrita. A prova oral é composta por uma leitura expressiva de um excerto do livro selecionado para o concurso e por uma entrevista com o júri.
Os concorrentes inscrevem-se antecipadamente na Biblioteca Escolar ou junto da respetiva professora de Português/professora titular de turma no 1.º CEB e irão realizar uma prova escrita sobre as obras já selecionadas pelo júri.
- No caso dos alunos da escola sede, a prova terá lugar na BE, em hora a confirmar. Contudo, o local definitivo de realização está dependente do número de inscritos;
- No caso do 1º CEB das escolas da periferia, as provas serão realizadas na própria escola, junto com a professora titular de turma que, depois as devolverá na BE, para que as mesmas possam ser corrigidas pelo júri.
Após a prova escrita, serão selecionados, por um júri já selecionado, 6 alunos de cada ciclo de ensino para irem à Prova Oral que terá lugar no Auditório da CMB ou no auditótio do Centro Paroquial. Desses 6 alunos serão selecionados os três primeiro lugares de cada ciclo de ensino.
( Normas, em anexo)
A promoção da leitura e da expressão oral é importante para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos. A leitura abre as portas para um mundo de conhecimento e imaginação, enquanto a expressão oral permite aos alunos comunicar e expressar as suas ideias de forma clara e eficaz.
O Concurso Concelhio de Leitura é uma oportunidade para os alunos do concelho desenvolverem estas competências e para celebrar a leitura e a expressão oral como valores fundamentais da sociedade.

Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 5
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivo 9
Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Objetivos- Estimular o treino da leitura;
- Desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos de todos os ciclos de ensino;
-Consolidar e ampliar o papel da Rede de Bibliotecas Públicas e da Rede de Bibliotecas Escolares no desenvolvimento de hábitos de leitura;
- Promover a leitura, assumindo-a como fator de desenvolvimento individual e de progresso nacional;
- Melhorar o domínio da língua portuguesa;
- Melhorar a compreensão leitora e os hábitos de leitura.
- Fomentar o gosto pela leitura.