Projeto Heróis da Fruta - Grupo B - JI/EBB

Designação da atividadeProjeto Heróis da Fruta - Grupo B - JI/EBB
EscolaJardim Batalha (CE)
TipologiaProjetos
Data de início9-01-2024
Data de término31-03-2024
DepartamentosEducação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/Disciplinas100 - Educação Pré-Escolar
DinamizadoresAna Pereira - Educadora titular de grupo
Público-AlvoPré-escolar
Breve DescriçãoEste projeto resulta da proposta lançada sobre a iniciativa de incentivar a literacia em saúde em Portugal, de forma a incentivar hábitos de alimentação saudável e sustentável. Ao longo de 5 semanas serão postas em prática técnicas de educação não-formal como storytelling, gamification e positive reinforcement para facilitar a adoção de hábitos pelas crianças e pelas famílias. Semanalmente serão lançados desafios às crianças e no final da semana serão partilhadas algumas recompensas simbólicas da conquista efetuada nessa semana. Após as 5 semanas propostas pelo projeto, iremos dar continuidade lançando outros desafios, sempre ligados com as práticas de uma alimentação saudável e de viver com saúde. Após a conclusão das 5 semanas as famílias podem usar os passaportes construídos para aceder a diversos vouchers para visitas educativas a diferentes espaços e o JI poderá também concorrer ao sorteio para receber a visita das mascotes.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivos- Aumentar a ingestão de «Super Alimentos» (frutas e legumes) junto das
crianças para alcançar as quantidades mínimas diárias recomendadas.
- Diminuir o consumo de «Super Industriosos» (produtos com excesso de açúcar, sal ou gordura) junto das crianças para não ultrapassar os limites máximos.
- Promover literacia em nutrição, saúde e ecologia junto dos encarregados de educação para incentivar rotinas familiares mais saudáveis e sustentáveis.