Já sei Ler - Projeto de Promoção da Leitura em Família - 1.º Ciclo do Ensino Básico
Designação da atividade | Já sei Ler - Projeto de Promoção da Leitura em Família - 1.º Ciclo do Ensino Básico |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar Casais dos Ledos Faniqueira Golpilheira Quinta do Sobrado Rebolaria Centro Escolar de S.Mamede Brancas Centro Escolar do Reguengo do Fétal |
Tipologia | Projetos |
Data de início | 5-01-2024 |
Data de término | 28-06-2024 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - 1.º ciclo do ensino básico |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Biblioteca Escolar e os Professores Titulares das Turmas do 1.º CEB |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano |
Breve Descrição | “O projeto “Já sei Ler”, iniciado em 2009 e, agora, relançado pelo PNL2027, pretende consolidar e enriquecer práticas de leitura regular no 1.º Ciclo do Ensino Básico, convidando professores e famílias a ler diariamente dez minutos com os miúdos. A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano. Indispensável em qualquer atividade, é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida pessoal e profissional. Uma proficiência sólida no domínio da leitura exige que, o mais cedo possível, contactem com livros, ouçam ler em voz alta, pratiquem diariamente a leitura orientada e conversem sobre o que leem. A aquisição plena da competência da leitura não exige apenas a aprendizagem da descodificação do texto. Para se atingirem patamares superiores de compreensão é indispensável uma prática constante, durante vários anos. Para implementação do projeto “Já sei Ler”, o PNL2027 disponibiliza materiais de apoio a situações de contacto sistemático com os livros que motivem e envolvam as crianças no gosto de ler e ouvir ler.” Desdobrável para as Famílias - Ler a par com as crianças 10 minutos por dia (a distribuir aos Encarregados de Educação) Folheto para os Professores - Pequenas notas. (a distribuir às Educadoras de Infância) Passaporte do Leitor - Registo e apreciação dos livros lidos pelos miúdos. (Imprimir e distribuir aos alunos envolvidos para registo das leituras) Passaporte do Leitor – Instruções - Como imprimir e montar o Passaporte do Leitor. http://www.pnl2027.gov.pt/np4/jaseiler.html |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. Objetivo 9 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Objetivos | - Promover atividades de leitura (autónoma e partilhada) - Desenvolver diferentes estratégias de interesse pela leitura. - Incentivar a oralidade/escrita: reconto, formas de continuar ou terminar uma história…. - Envolver as crianças na seleção de livros. - Proporcionar momentos de leitura individual. - Envolver os pais e outros elementos da comunidade nas atividades de leitura. |