Já sei Ler - Projeto de Promoção da Leitura em Família - 1.º Ciclo do Ensino Básico

Designação da atividadeJá sei Ler - Projeto de Promoção da Leitura em Família - 1.º Ciclo do Ensino Básico
EscolaEscola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
Escola Básica da Batalha - Centro Escolar
Casais dos Ledos
Faniqueira
Golpilheira
Quinta do Sobrado
Rebolaria
Centro Escolar de S.Mamede
Brancas
Centro Escolar do Reguengo do Fétal
TipologiaProjetos
Data de início5-01-2024
Data de término28-06-2024
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Grupos de Recrutamento/Disciplinas110 - 1.º ciclo do ensino básico
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresBiblioteca Escolar e os Professores Titulares das Turmas do 1.º CEB
Público-Alvo1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano
Breve Descrição“O projeto “Já sei Ler”, iniciado em 2009 e, agora, relançado pelo PNL2027, pretende consolidar e enriquecer práticas de leitura regular no 1.º Ciclo do Ensino Básico, convidando professores e famílias a ler diariamente dez minutos com os miúdos.
A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano. Indispensável em qualquer atividade, é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida pessoal e profissional.
Uma proficiência sólida no domínio da leitura exige que, o mais cedo possível, contactem com livros, ouçam ler em voz alta, pratiquem diariamente a leitura orientada e conversem sobre o que leem.
A aquisição plena da competência da leitura não exige apenas a aprendizagem da descodificação do texto. Para se atingirem patamares superiores de compreensão é indispensável uma prática constante, durante vários anos.
Para implementação do projeto “Já sei Ler”, o PNL2027 disponibiliza materiais de apoio a situações de contacto sistemático com os livros que motivem e envolvam as crianças no gosto de ler e ouvir ler.”
Desdobrável para as Famílias - Ler a par com as crianças 10 minutos por dia (a distribuir aos Encarregados de Educação)
Folheto para os Professores - Pequenas notas. (a distribuir às Educadoras de Infância)
Passaporte do Leitor - Registo e apreciação dos livros lidos pelos miúdos. (Imprimir e distribuir aos alunos envolvidos para registo das leituras)
Passaporte do Leitor – Instruções - Como imprimir e montar o Passaporte do Leitor.

http://www.pnl2027.gov.pt/np4/jaseiler.html
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 5
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivo 9
Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Objetivos- Promover atividades de leitura (autónoma e partilhada)
- Desenvolver diferentes estratégias de interesse pela leitura.
- Incentivar a oralidade/escrita: reconto, formas de continuar ou terminar uma história….
- Envolver as crianças na seleção de livros.
- Proporcionar momentos de leitura individual.
- Envolver os pais e outros elementos da comunidade nas atividades de leitura.