Leitura em Vai e Vem - Projeto de Promoção de Leitura em Família Educação Pré-Escolar

Designação da atividadeLeitura em Vai e Vem - Projeto de Promoção de Leitura em Família Educação Pré-Escolar
EscolaJardim Batalha (CE)
Jardim Casais dos Ledos
Jardim Faniqueira
Jardim Golpilheira
Jardim Quinta do Sobrado
Jardim S. Mamede (CE)
Jardim Torre
Jardim Rebolaria
TipologiaProjetos
Data de início5-01-2024
Data de término28-06-2024
DepartamentosEducação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/Disciplinas100 - Educação Pré-Escolar
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresBiblioteca Escolar e as Educadoras de Infância
Público-AlvoPré-escolar
Breve Descrição“O projeto “Leitura em Vai e Vem”, iniciado em 2008 e, agora, relançado pelo PNL2027, pretende consolidar e enriquecer práticas de leitura regular na Educação Pré-Escolar, convidando educadores e famílias a ler diariamente dez minutos com as crianças.
A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano. Indispensável em qualquer atividade, é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida pessoal e profissional. Está plenamente provado que quanto mais cedo os livros e a leitura em voz alta entrarem na vida das crianças, melhor.
Para implementação do projeto “Leitura em Vai e Vem”, o PNL2027 disponibiliza um conjunto de materiais de apoio a situações de contacto sistemático com os livros que motivem e envolvam as crianças no gosto por ouvir ler histórias.”

Desdobrável para as Famílias - Como ler com as crianças 10 minutos por dia (a distribuir aos Encarregados de Educação)
Folheto para os Educadores - Quanto mais cedo os livros entrarem na vida das crianças, melhor. (a distribuir às Educadoras de Infância)
Diário de Leituras - Registo e apreciação dos livros lidos em casa com as crianças. (Imprimir e distribuir aos alunos envolvidos para registo das leituras)
Instruções Diário de Leituras - Como imprimir e montar o Diário de Leituras

http://pnl2027.gov.pt/np4/vaievem.html
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 5
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivo 9
Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Objetivos- Promover atividades de leitura.
- Desenvolver diferentes estratégias de interesse pela leitura.
- Incentivar a oralidade: reconto, formas de continuar ou terminar uma história….
- Envolver as crianças na seleção de livros.
- Proporcionar momentos de leitura individual.
- Envolver os pais e outros elementos da comunidade nas atividades de leitura.