Leitura em Vai e Vem - Projeto de Promoção de Leitura em Família Educação Pré-Escolar
Designação da atividade | Leitura em Vai e Vem - Projeto de Promoção de Leitura em Família Educação Pré-Escolar |
---|---|
Escola | Jardim Batalha (CE) Jardim Casais dos Ledos Jardim Faniqueira Jardim Golpilheira Jardim Quinta do Sobrado Jardim S. Mamede (CE) Jardim Torre Jardim Rebolaria |
Tipologia | Projetos |
Data de início | 5-01-2024 |
Data de término | 28-06-2024 |
Departamentos | Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 100 - Educação Pré-Escolar |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Biblioteca Escolar e as Educadoras de Infância |
Público-Alvo | Pré-escolar |
Breve Descrição | “O projeto “Leitura em Vai e Vem”, iniciado em 2008 e, agora, relançado pelo PNL2027, pretende consolidar e enriquecer práticas de leitura regular na Educação Pré-Escolar, convidando educadores e famílias a ler diariamente dez minutos com as crianças. A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano. Indispensável em qualquer atividade, é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida pessoal e profissional. Está plenamente provado que quanto mais cedo os livros e a leitura em voz alta entrarem na vida das crianças, melhor. Para implementação do projeto “Leitura em Vai e Vem”, o PNL2027 disponibiliza um conjunto de materiais de apoio a situações de contacto sistemático com os livros que motivem e envolvam as crianças no gosto por ouvir ler histórias.” Desdobrável para as Famílias - Como ler com as crianças 10 minutos por dia (a distribuir aos Encarregados de Educação) Folheto para os Educadores - Quanto mais cedo os livros entrarem na vida das crianças, melhor. (a distribuir às Educadoras de Infância) Diário de Leituras - Registo e apreciação dos livros lidos em casa com as crianças. (Imprimir e distribuir aos alunos envolvidos para registo das leituras) Instruções Diário de Leituras - Como imprimir e montar o Diário de Leituras http://pnl2027.gov.pt/np4/vaievem.html |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. Objetivo 9 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Objetivos | - Promover atividades de leitura. - Desenvolver diferentes estratégias de interesse pela leitura. - Incentivar a oralidade: reconto, formas de continuar ou terminar uma história…. - Envolver as crianças na seleção de livros. - Proporcionar momentos de leitura individual. - Envolver os pais e outros elementos da comunidade nas atividades de leitura. |