JOGO DE CARTAS - Amnistia Internacional
Designação da atividade | JOGO DE CARTAS - Amnistia Internacional |
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Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) |
Tipologia | Outras |
Data de início | 7-12-2023 |
Data de término | 12-12-2023 |
Departamentos | Línguas Estrangeiras |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Inglês |
Outras Estruturas | Clube Ubuntu Direção |
Dinamizadores | Prof.ª Fernanda Guerra e Educadora Social Ivânia Alexandre |
Público-Alvo | 12º A / 12º B / 12º C / 12º D |
Breve Descrição | Estudo e análise de casos (case studies) de abuso / desrespeito dos valores, garantias e liberdades do Ser Humano. Esta atividade é desenvolvida no âmbito do Clube Ubuntu e na disciplina de Inglês, integrada no tema "Human Rights". Os alunos propõem-se conhecer alguns casos de desrespeito dos direitos humanos e, assim, escreverem uma carta pessoal, em Inglês, dirigida à Amnistia Internacional, ou a outra entidade/ organização. Ainda, a gravação de um vídeo pessoal de 15 minutos, através do qual darão voz à sua opinião em defesa dos direitos humanos. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. |
Objetivos | - Incutir nos alunos a noção de cidadania Europeia, de responsabilidade cívica e interdependência positiva; - Aprofundar os seus conhecimentos no que respeita à Declaração Universal dos Direitos Humanos e respetivos artigos, bem como no que se refere aos sistemas políticos, judiciais e sociais que podem, eventualmente, colocar em perigo os direitos e garantias do ser humano. - Fomentar nos alunos a participação ativa nas causas humanitárias e sociais, permitindo-lhes dar voz às suas opiniões. |