F1inSchools
Designação da atividade | F1inSchools |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) |
Tipologia | Projetos |
Data de início | 27-11-2023 |
Data de término | 12-06-2024 |
Departamentos | Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 510 - Física e Química 550 - Informática |
Outras Estruturas | Clube Ciência Viva |
Dinamizadores | Cristina Brás, Paulo Portugal |
Público-Alvo | 8º E / 12º A |
Breve Descrição | Participação na atividade do CENTIMFE designada por F1insShools, que consiste num desafio internacional multidisciplinar onde equipas competem entre si na construção de um carro de Fórmula 1em miniatura de acordo com regulamentos específicos. As equipas competem aos níveis regional, nacional e mundial. As equipas aprendem CAD/CAM, a colaborar, conceber, analisar, manufaturar, testar e colocar a correr miniaturas de carros F1, maquinados em compósito e propulsionados com cápsulas de ar comprimido. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 9 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Objetivos | - Utilizar novas tecnologias para a aprendizagem de física, aerodinâmica, conceção e construção; - Desenvolvimento de marcas, patrocínios, marketing; - Trabalho de equipa/liderança; - Competências de comunicação e estratégia financeira, aplicando-os de forma prática, imaginativa, competitiva e entusiasmante; |