Saídas ao meio - Grupo B - JIEBB
Designação da atividade | Saídas ao meio - Grupo B - JIEBB |
---|---|
Escola | Jardim Batalha (CE) |
Tipologia | Saída de Campo |
Data de início | 27-11-2023 |
Data de término | 5-02-2024 |
Departamentos | Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 100 - Educação Pré-Escolar |
Dinamizadores | Educadora titular de grupo - Ana Pereira |
Público-Alvo | Pré-escolar |
Breve Descrição | As saídas ao meio permitem a imersão na natureza e na comunidade, este contacto traz contributos relevantes para a promoção do desenvolvimento das crianças e para mais e melhores aprendizagens. Sair à rua desenvolve o pensamento curioso e coloca as crianças em situações imprevisíveis que lhes despertam a atenção; permite perceber as mudanças cíclicas, perceber o que muda ao nosso redor, como consequência do avançar das horas do dia, mas também o que muda ao longo dos dias e meses, perceções que incrementam o surgimento de questões curiosas por parte das crianças. As atividades fora da sala de aula e/ou do espaço escolar contribuem para uma crescente tomada de consciência do seu corpo e do outro que está à sua volta mas, também, das causas e efeitos. Tendo em conta as vantagens expostas, sair com o grupo de crianças será uma atividade desenvolvida, complementando a estimulação do desenvolvimento que diariamente acontece no ambiente da sala de atividades. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. |
Objetivos | _ Desenvolver o pensamento curioso. _ Promover o desenvolvimento físico, emocional e intelectual das crianças. _ Perceber as mudanças cíclicas na natureza ao redor. _ Desenvolver competências associadas ao autocuidado e ao cuidado do outro. |