Mosteiro da Batalha - monumento vitral para a nossa escola

Designação da atividadeMosteiro da Batalha - monumento vitral para a nossa escola
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
TipologiaProjetos
Data de início12-12-2023
Data de término30-04-2024
DepartamentosCiências Experimentais
Expressões
Matemática
Grupos de Recrutamento/Disciplinas510 - Física e Química
Ciências Naturais/Biologia/Geologia
Educação Visual
Matemática
Outras EstruturasClube Ciência Viva
Clube de Robótica
DinamizadoresSandra Rodrigues, Susana Carreira, Susana Sousa e Patrícia Vala
Público-Alvo7º F
Breve DescriçãoNo âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular irá dar-se continuidade ao Projeto “Mosteiro da Batalha – monumento vitral para a nossa escola”, integrando as disciplinas de Ciências Naturais (CN), Físico-Química (FQ), Matemática e Educação Visual (EV).
Nas disciplinas de CN e FQ pretendemos realizar um percurso pedestre, com os alunos, na zona envolvente do Mosteiro da Batalha, para monitorizar as concentrações de gases poluentes (exemplo: CO2, SO2 e NO2), utilizando sensores atmosféricos. Os discentes irão, posteriormente, analisar os dados recolhidos verificando quais os locais com maior concentração destes e a respetiva origem. Apresentarão também soluções que visam melhorar a qualidade do ar na Vila da Batalha. Por fim, pretende-se que constatem que consequências esses gases poluentes têm na degradação do calcário, rocha constituinte do Mosteiro da Batalha.
Na disciplina de EV os alunos deverão fazer um registo fotográfico, durante o percurso pedestre, de elementos arquitetónicos relacionados com a matéria lecionada (construções de arcos/formas concordantes) para posteriormente, e em contexto de sala de aula, realizarem um desenho expressivo com diferentes técnicas.
Na disciplina de Matemática, em concordância com a disciplina de EV, os alunos vão fotografar durante o percurso Escola-Mosteiro elementos que lhes façam lembrar a disciplina de Matemática, uma vez que esta, está por todo o lado. A tarefa será denominada por: um Olh(AR) Matemático.
- Data da saída de campo:
19 dezembro - 3ªfeira - 15h30 às 17h20 - Nas aulas de turnos de CN e FQ. A professora de Matemática acompanhará também a turma.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivos- desenvolvimento das capacidades de recolha, análise e compreensão de dados;
- trabalho colaborativo e de interdisciplinaridade;
- evolução das competências digitais de pesquisa de informação;
- aumentar a valorização do património local;
- desenvolvimento de aprendizagens essenciais relacionadas com o calcário e a sua degradação;
- distinguir transformações químicas de transformações físicas.