Genética

Designação da atividadeGenética
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
TipologiaOutras
Data de início1-02-2024
Data de término1-02-2024
DepartamentosCiências Experimentais
Grupos de Recrutamento/DisciplinasCiências Naturais/Biologia/Geologia
Outras EstruturasClube Ciência Viva
DinamizadoresProf. Dr. António Portugal
Público-Alvo12º A / 12º B / 12º C
Breve DescriçãoO Prof. Dr. António Portugal, professor do Departamento de Ciências da Vida, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, realizará no dia 29 de novembro de 2023, uma pequena palestra, no Auditório da escola (D101), seguida de uma atividade laboratorial, previsivelmente em duas sessões, das 14h às 15h20 e das 15h30 às 16h50, no Laboratório de Química do bloco E, sala E105, sendo os alunos da disciplina de Biologia de 12.ºano, turmas A, B e C, distribuídos pelos horários indicados.
A atividade laboratorial a ser desenvolvida designa-se «Manuseamento de moscas-da-fruta» e, com esta, pretende-se desenvolver aprendizagens essenciais da disciplina de Biologia, relativas ao tema da Genética.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 9
Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Objetivos- Interpretar os trabalhos de Morgan (ligação a cromossomas sexuais) valorizando o seu contributo para a construção de conhecimentos sobre hereditariedade e genética.
- Realizar exercícios sobre situações de transmissão hereditária (máximo de duas características em simultâneo, usando formato de xadrez).
- Desenvolver hábitos e capacidades inerentes ao trabalho científico: observação, pesquisa de informação, experimentação, abstração, generalização, previsão, espírito crítico, resolução de problemas e comunicação de ideias e resultados nas formas escrita e oral.
- Proporcionar aos alunos uma base sólida de capacidades e de conhecimentos da biologia, e dos valores da ciência, que lhes permitam distinguir alegações científicas de não científicas, especular e envolver-se em comunicações de e sobre ciência, questionar e investigar, extraindo conclusões e tomando decisões, em bases científicas, procurando sempre um maior bem-estar social.
- Mobilizar os saberes científicos dos parceiros e proporcionar aos alunos o uso de instrumentos a que dificilmente têm acesso de outra forma.