Laboratório Aberto 1.º CEB
Designação da atividade | Laboratório Aberto 1.º CEB |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) |
Tipologia | Outras |
Data de início | 20-09-2023 |
Data de término | 22-05-2024 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - 1.º ciclo do ensino básico |
Outras Estruturas | Clube Ciência Viva Clube de Robótica |
Dinamizadores | Ana Barraca, Cristina Brás, Cristina Escalhão, Idalina Carapito, Paulo Portugal e Sandra Fernandes |
Público-Alvo | 3º Ano / 4º Ano |
Breve Descrição | Atividades desenvolvidas, idealizadas e concebidas, dentro do possível, para alunos em pequenos grupos, proporcionando a cada um deles a possibilidade de observar, registar, medir, comparar, contar, descrever e interpretar fenómenos e conceitos. Estas atividades serão realizadas no horário do Clube Ciência Viva, com apoio de alunos tutores do ensino secundário de ciências e tecnologias, para atividades no âmbito das ciências naturais, física e química, e com o apoio de alunos tutores do ensino secundário profissional para atividades no âmbito da programação e robótica. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. |
Objetivos | Proporcionar o contacto com a ciência experimental. Despertar a curiosidade científica, motivar os alunos para compreender, interpretar e explicar alguns fenómenos naturais. Desenvolver o espírito crítico. Proporcionar situações de aprendizagem que favoreçam a aquisição de conhecimentos, de uma forma lúdica. |