Gare AEB 2024-2025
Visita de Estudo a Santiago de Compostela (9º Ano)
Designação da atividade | Visita de Estudo a Santiago de Compostela (9º Ano) |
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Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) |
Tipologia | Visitas de Estudo |
Data de início | 22-03-2024 |
Data de término | 23-03-2024 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 290 - Educação Moral e Religiosa Católica História |
Dinamizadores | Rui Ferreira e Sandra Santos |
Público-Alvo | 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F |
Breve Descrição | Visita de estudo a Santiago de Compostela. Na disciplina de EMRC a visita de estudo está inserida na Unidade Letiva 2: “Deus, o grande mistério”, esta visita pretende despertar o aluno para a fé no Deus de Jesus Cristo, ao mesmo tempo que lhe propõe um desafio para a vida. Pretende despertar o aluno para a diversidade de cultos, de arte religiosa e cultura numa mesma fé. O problema religioso é um polo de referência para o adolescente, e a experiência religiosa da humanidade, ajudá-lo-á a ter consciência da importância e especificidade da conceção religiosa cristã do mundo e da vida. Relativamente à turma A do 9º ano a visita insere-se também no âmbito das temáticas da disciplina de História: “Sociedade e cultura num mundo em mudança” e “Entre a ditadura e a democracia”. Pretende-se que os alunos compreendam a aceleração das transformações operadas nos comportamentos, na cultura, nas ciências, nas artes e na literatura (mediante a visita de um Museu e a observação in loco de obras do período contemporâneo. Pretende-se ainda problematizar a guerra civil espanhola, inserindo-a no contexto ideológico da época, com a visita a um memorial / espólio da época em questão. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. |
Objetivos | EMRC: - Cultivar e desenvolver o espírito de grupo, o respeito pelos outros, pelo diferente e pelo passado. - Aperfeiçoar a capacidade de observação e desenvolver o gosto pelo estudo e investigação. - Compreender as condições e motivações dos factos históricos. - Conhecer um dos locais histórico-religiosos mais importantes da Europa, lugar de grandes e antiquíssimas peregrinações. - Descobrir em factos sociais e acontecimentos históricos, transformações provocadas pela vivência da fé. - Sensibilizar para a proteção do património arquitetónico e ambiental, reconhecendo-se como construtor da história. - Desenvolver a capacidade de observação, o gosto pelo estudo e investigação. História: - Propor alternativas de interpretação a um acontecimento, evento ou processo, de forma autónoma; - Promover a multiperspetiva em História, de forma autónoma; - Usar meios diversos para expressar as aprendizagens; - Compreender soluções estéticas criativas. |