Mês das acessibilidades
Designação da atividade | Mês das acessibilidades |
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Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) |
Tipologia | Projetos |
Data de início | 20-10-2023 |
Data de término | 20-11-2023 |
Outras Estruturas | Clube Ubuntu |
Dinamizadores | Educadores Ubuntu |
Público-Alvo | 4º Ano / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 6º H / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F |
Breve Descrição | O “Mês das Acessibilidades”, trata-se de um mês de sensibilização, dedicado a um dos principais problemas de exclusão social das pessoas com deficiência motora, as acessibilidades. De um modo geral, pretende-se conscientizar a comunidade educativa para a necessidade de uma sociedade inclusiva, respeitadora da diferença e sobretudo incentivar os jovens para a adoção de um papel ativo na sociedade enquanto agentes de mudança. Atividades previstas: - Palestra inspiracional online - Oficina sensorial (org. Museu da Comunidade Concelhia da Batalha) - Atividades com materiais pedagógicos adaptados - Biblioteca Escolar |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. Objetivo 9 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Objetivos | - Sensibilizar os alunos para a problemática da deficiência, em particular motora, alertando-os para a temática das acessibilidades; - Promover a integração do deficiente e aceitação da diferença; - Fomentar nos alunos o espírito de solidariedade e intervenção social em prol da construção de uma sociedade mais inclusiva; - Aproximar os alunos das vivências do deficiente motor, para que se tornem cidadãos mais sensíveis e criativos enquanto agentes de mudança; - Alargar os horizontes dos alunos de forma a facilitar a sua integração no mercado de trabalho, em ambientes inclusivos. |