Gare AEB 2024-2025
Gestão da Biblioteca Escolar
Designação da atividade | Gestão da Biblioteca Escolar |
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Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar |
Tipologia | Outras |
Data de início | 1-09-2013 |
Data de término | 18-07-2014 |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Professoras Bibliotecárias e Equipa da BE |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 9º G / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / Professores / Enc. Educação / Comunidade / PND |
Breve Descrição | • Organização de espaços e serviços; • Planeamento do funcionamento dos serviços e das atividades a dinamizar ao longo do ano lectivo; • Aquisição de fundo documental em suportes diversificados (impresso, vídeo, áudio, informático...), de acordo com as necessidades, interesses dos utentes e disponibilidade orçamental. • Continuação do processo de selecção, organização e tratamento da documentação. • Classificação da documentação em suporte impresso, pela CDU e por ordem alfabética do apelido do autor. • Atualização de documentos logísticos: manual de procedimentos; regulamento interno; guiões; PNL, etc.) • Continuidade do plano de Marketing da BE • Planificação/Articulação com os docentes, projectos/actividades inerentes ao cumprimento dos diversos domínios implicados no funcionamento da BE. • Participação em acções de formação • Candidaturas a programas específicos promovidos por diversas entidades: PNL, RBE, etc. • Adequação permanente dos serviços às necessidades e solicitações dos utentes; • Atualização permanente da base de dados de catalogação. • Utilização do software específico para bibliotecas aprovado pela RBE, Bibliobase (módulo de catalogação e módulo de circulação e empréstimo). • Avaliação periódica da colecção • Exploração e utilização de recursos online e de dispositivos da WEB para produzir e difundir informação. • Organização dos recursos de informação por temáticas de âmbito formativo, recreativo ou curricular • Execução do Plano de Acção da BE • Elaboração do Plano de Melhoria da BE com base nos relatórios de autoavaliação da BE realizados nos últimos 4 anos e recomendações do CP • Definição das áreas prioritárias de intervenção (Plano Estratégico da BE) • Participação noutros eventos que contribuam para uma melhoria da organização e gestão da BE: visita a outras Bibliotecas, caixa de sugestões... • Elaboração do PAA das BE • Manutenção dos espaços online das BE no Moodle do Agrupamento • Desenvolvimento do espaço on-line com orientações de pesquisa e de apoio aos alunos • Manutenção dos Blogues/Facebook das BE • Decoração do espaço para actividades específicas • Empréstimo às escolas e J.Inf. da periferia através do sistema de cestos, maletas, baú pedagógico • Atendimento e vigilância dos utilizadores • Apoio aos JI e Escolas dispersas do 1ºCEB • Apoio à gestão e dinamização do espaço da Biblioteca da Escola Básica da Batalha. • Angariação de fundos: Cabaz de Natal; Marcadores de livros; elaboração de pequenos brindes e lembranças alusivas a: Dia da Mãe, Dia do Pai, Dia de S. Valentim; Feira do Livro, etc. • Adequação dos objetivos, recursos e atividades das BE ao currículo nacional, Projeto Educativo e projetos curriculares das turmas. • Reforço da articulação de objetivos e de trabalho com departamentos e docentes • Resposta da BE às necessidades da escola • Produção de recursos educativos digitais por área no contexto das atividades realizadas, em termos de literacia tecnológica, da informação e dos média, leitura e literacia; • Produção de conteúdos e instrumentos de trabalho que fomentem ainda mais o acesso e uso da coleção, com recurso a meios e suportes impressos e digitais; • Partilha de recursos documentais e de pesquisa/organização de informação relacionada com as necessidades de informação dos utilizadores no Agrupamento, com outras BE e com a BM; • Manifestação de necessidades junto dos órgãos de gestão (recursos humanos e materiais) para funcionamento das BE do Agrupamento de Escolas. • Gestão dos recursos humanos (docentes e não docentes) da equipa da BE para assegurar a abertura da BE da Escola Básica da Batalha todos os dias da semana, de forma a responder de forma mais eficaz às necessidades da escola e dos utilizadores; |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso, prevenir o abandono escolar dos alunos e desenvolver a qualidade das aprendizagens Objetivo 2 Promover a equidade social, criando condições para a concretização da igualdade de oportunidades para todos Objetivo 3 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade Objetivo 4 Fomentar uma cultura de avaliação permanente Objetivo 5 Consolidar uma cultura de "escola" Objetivo 6 Formar cidadãos ativos e responsáveis Objetivo 7 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis Objetivo 8 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional |
Objetivos | • Adequar os espaços e recursos das Bibliotecas às necessidades das escolas (número de utentes, necessidades educativas / interesses...) • Criar condições para uma efectiva utilização da Biblioteca como recurso educativo. • Criar condições de acolhimento e um ambiente propício à fruição do espaço e ao estudo e pesquisa/uso da informação. • Atualizar o regimento da BE. • Rever/reformular a integração da BE nos documentos orientadores e reguladores da vida na escola e nos projectos e planos operacionais do seu funcionamento. • Dar continuidade ao plano de marketing da BE que acentue e reforce o valor da mesma, as possibilidades e as mais-valias que faculta. • Enriquecer/atualizar o fundo documental das BE • Proceder ao planeamento de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores • Organizar e informatizar a colecção • Sensibilizar para o papel essencial das BE na vida da escola • Envolver a comunidade escolar no desenvolvimento da BE • Consolidar a importância da BE como estrutura de orientação educativa • Elaborar uma política formal de desenvolvimento de colecções • Adequar a quantidade e a distribuição de recursos e de conteúdo funcional de acordo com as necessidades identificadas. • Aprofundar os conhecimentos pessoais (professoras bibliotecárias e equipa) através de formação académica ou contínua junto de instituições de ensino superior, CFAE ou de outras entidades formadoras. • Mobilizar para a formação autónoma e não formal, recorrendo a ambientes digitais ou a contextos formativos no seio da equipa, em reuniões SABE ou noutros encontros onde participem especialistas na área. • Apresentar candidaturas a Programas específicos. • Adequar os computadores e equipamentos tecnológicos ao trabalho da BE e dos utilizadores na escola. • Planear/gerir a colecção de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores da escola. • Atualizar permanentemente a Base de Dados de Catalogação. • Realizar avaliações periódicas da colecção, no sentido de identificar limitações nos diversos domínios. • Detetar os pontos fracos da colecção e reforçar as áreas com carências identificadas. • Fazer consultas aos departamentos curriculares e a docentes acerca dos fundos documentais a adquirir. • Sugerir fontes de financiamento ao órgão de administração e gestão e solicitar uma verba anual que reforce as áreas da colecção que apresentem mais carências. • Explorar/utilizar recursos online e incentivar o recurso de dispositivos da WEB para produzir e difundir informação. • Promover uma atualização mais regular da difusão da informação e divulgação da coleção em linha, recorrendo a ferramentas mais inovadoras da Web 2.0 que surgem a todo o momento; • Melhorar a diversidade dos fundos documentais através da partilha/circulação/ empréstimo entre bibliotecas e com a BM. • Organizar os recursos de informação por temáticas de âmbito formativo, recreativo ou curricular. • Angariar verbas para a aquisição de novos recursos para as Bibliotecas. •Aumentar os recursos humanos em número, disponibilidade e competências de forma a potenciar ainda mais as BE como recurso educativo ao serviço de todo o Agrupamento; • Articular com os órgãos de gestão e administração a afetação de recursos humanos (docentes e não docentes) para assegurar a abertura da BE da Escola Básica da Batalha todos os dias da semana, de forma a cobrir, pelo menos, o horário letivo e responder de forma eficaz às necessidades da escola e dos utilizadores; • Gerir, adequadamente, os recursos humanos • Recuperar livros estragados • Facilitar a pesquisa e o acesso ao fundo documental da BE • Alargar o âmbito de intervenção da BE • Adequar os objetivos, recursos e atividades da BE ao Projeto Educativo, ao Currículo Nacional e aos Planos das Turmas. • Reforçar a articulação de objetivos e de trabalho com departamentos e docentes. • Definir e implementar estratégias com vista á melhoria dos serviços prestados e ao acesso e utilização das BE do agrupamento. • Desenvolver uma rede de partilha de recursos documentais e de pesquisa/organização de informação relacionada com as necessidades de informação dos utilizadores no Agrupamento, com outras BE e com a BM; |