Gare AEB 2024-2025
Dinamização / Formação de utilizadores
Designação da atividade | Dinamização / Formação de utilizadores |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar |
Tipologia | Outras |
Data de início | 1-09-2012 |
Data de término | 15-07-2013 |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Professoras Bibliotecárias e equipa das BE |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / Professores / Curso EFA / Enc. Educação / PND |
Breve Descrição | •Visita de apresentação da Biblioteca aos alunos do Pré-escolar, 1º, 2º, 5º e 7º anos, orientada por um guião de leitura/guião de utilizador: Formação de alunos para a utilização da biblioteca (identificar o local dos documentos, aprender a consultar o catálogo, etc.) •Avaliação das necessidades de formação dos utentes. •Orientação pedagógica no âmbito da utilização dos recursos: - Multimédia e Internet; - Vídeo/DVD; - Áudio; - Impressos. •Apoio aos utentes na utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, com objectivos lúdico e didácticos. •Disponibilização de recursos e apoio pedagógico na utilização dos mesmos, no âmbito de: realização de trabalhos individuais e de grupo; actividades de carácter disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. •Comunicação interpessoal, com recurso às TIC (irc, correio electrónico, mailing lists, fóruns de discussão, blogues, etc). •Elaboração de guiões de apoio aos utilizadores para auto-formação. Produção de guias informativos / listas bibliográficas •Oficinas de formação para utilizadores |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso, prevenir o abandono escolar dos alunos e desenvolver a qualidade das aprendizagens Objetivo 2 Promover a equidade social, criando condições para a concretização da igualdade de oportunidades para todos Objetivo 3 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade Objetivo 4 Fomentar uma cultura de avaliação permanente Objetivo 5 Consolidar uma cultura de "escola" Objetivo 6 Formar cidadãos ativos e responsáveis Objetivo 7 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis Objetivo 8 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional |
Objetivos | •Criar condições para o desenvolvimento nos alunos de competências e de hábitos de trabalho, no âmbito da consulta, tratamento e produção de informação. •Promover a Educação para a Comunicação enquanto fenómeno de interacção social. •Promover a divulgação e troca de saberes e de experiências. •Sensibilizar e formar alunos para a utilização da BE •Estimular o debate de temas de interesse comum. •Promover o intercâmbio educativo entre alunos e professores, através de actividades disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares. •Implementar dispositivos de formação na escola |