Gare AEB 2024-2025
Projeto de educação ambiental
Designação da atividade | Projeto de educação ambiental |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) |
Tipologia | Projetos |
Data de início | 1-09-2012 |
Data de término | 15-07-2013 |
Departamentos | Educação Especial |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Educação Especial |
Outras Estruturas | S.Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Professoras Carmélia Luís, Cidália Silva e Lurdes Fernandes |
Público-Alvo | 5º C / 5º D / 6º C / 7º D / 7º F / 8º E / 9º E / 9º F |
Breve Descrição | Pprojeto pretende contribuir para a inserção social e profissional dos alunos com necessidades educativas especiais com um currículo específico individual, procurando adaptar os respetivos programas às suas características, aumentando, desta forma, o número de horas práticas através do desenvolvimento de conteúdos úteis e funcionais, no âmbito da disciplina de vida ativa e do plano individual de transição. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 2 Promover a equidade social, criando condições para a concretização da igualdade de oportunidades para todos Objetivo 5 Consolidar uma cultura de "escola" Objetivo 6 Formar cidadãos ativos e responsáveis Objetivo 7 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis |
Objetivos | - Desenvolver competências de caráter prático para uma maior eficácia na instrumentalização do processo de transição para a vida ativa; - desenvolver competências que permitam caracterizar objetiva e realisticamente as situações de orientação e encaminhamento profissional; - proporcionar atividades práticas e funcionais; - proporcionar uma melhor inclusão escolar; - aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos adequados; - desenvolver experiências que fomentem a responsabilidade; - desenvolver e estruturar noções de espaço e tempo; - possibilitar o contacto com a natureza; - desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem; - dinamizar e embelezar alguns espaços exteriores; - identificar, comparar e classificar plantas; - realizar experiênciase observar formas de reprodução e crescimento das plantas; - reconhecer a utilidade das plantas; identificar fatores ambientais que condicionam a vida das plantas; respeitar as regras de trabalho. |