Gestão da Biblioteca Escolar

Designação da atividadeGestão da Biblioteca Escolar
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
Escola Básica da Batalha - Centro Escolar
TipologiaOutras
Data de início1-09-2012
Data de término15-07-2013
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresProfessoras Bibliotecárias e Equipa da BE
Público-AlvoPré-escolar / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / Professores / Curso EFA / Enc. Educação / Comunidade / PND
Breve Descrição•Organização de espaços e serviços;
•Planeamento do funcionamento dos serviços e das actividades a dinamizar ao longo do ano lectivo;
•Aquisição de fundo documental em suportes diversificados (impresso, vídeo, áudio, informático...), de acordo com as necessidades, interesses dos utentes e disponibilidade orçamental.
•Continuação do processo de selecção, organização e tratamento da documentação.
•Classificação da documentação em suporte impresso, pela CDU e por ordem alfabética do apelido do autor.
•Actualização de documentos logísticos: manual de procedimentos; regulamento interno; guiões; PNL, etc.)
•Continuidade do plano de Marketing da BE
•Planificação/Articulação com os docentes, projectos/actividades inerentes ao cumprimento dos diversos domínios implicados no funcionamento da BE.
•Participação em acções de formação
•Candidaturas a programas específicos promovidos por diversas entidades: PNL, RBE, etc.
•Adequação permanente dos serviços às necessidades e solicitações dos utentes;
•Actualização permanente da base de dados de catalogação.
•Utilização do software específico para bibliotecas aprovado pela RBE, Bibliobase (módulo de catalogação e módulo de circulação e empréstimo).
•Automatização do sistema de empréstimo.
•Avaliação periódica da colecção
•Exploração e difusão do uso de recursos online e de dispositivos da WEB para produzir e difundir informação.
•Organização dos recursos de informação por temáticas de âmbito formativo, recreativo ou curricular
•Elaboração do documento relativo à política de desenvolvimento da colecção
• Elaboração do Plano de Acção da BE/CRE
•Definição das áreas prioritárias de intervenção (Plano Estratégico da BE)
• Participação noutros eventos que contribuam para uma melhoria da organização e gestão da BE: visita a outras Bibliotecas , caixa de sugestões ...
•Recolha, tratamento e classificação de material produzido pelos alunos, considerado relevante para a comunidade escolar;
•Elaboração do PAA
•Manutenção dso espaço das BE no Moodle do Agrupamento
. Manutenção dso Blogue das BE
•Desenvolvimento do espaço on-line com orientações de pesquisa e de apoio aos alunos
•Decoração do espaço para actividades específicas
•Empréstimo às escolas e J.Inf. da periferia através do sistema de cestos, maletas, baú pedagógico
•Atendimento e vigilância dos utilizadores
•Apoio aos JI e Escolas dispersas do 1ºCEB
•Apoio à gestão e dinamização do espaço da Biblioteca da Escola Básica da Batalha.
•Angariação de fundos: Cabaz de Natal; Marcadores de livros ; elaboração de pequenos brindes e lembranças alusivas a: Dia da Mãe, Dia do Pai, Dia de S. Valentim; Feira do Livro, etc.
• Adequação dos objetivos, recursos e atividades das BE ao currículo nacional, Projeto Educativo e projetos curriculares das turmas.
• Reforço da articulação de objetivos e de trabalho com departamentos e docentes
• Resposta da BE às necessidades da escola

Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso, prevenir o abandono escolar dos alunos e desenvolver a qualidade das aprendizagens

Objetivo 2
Promover a equidade social, criando condições para a concretização da igualdade de oportunidades para todos

Objetivo 3
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade

Objetivo 4
Fomentar uma cultura de avaliação permanente

Objetivo 5
Consolidar uma cultura de "escola"

Objetivo 6
Formar cidadãos ativos e responsáveis

Objetivo 7
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis

Objetivo 8
Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional
Objetivos•Adequar os espaços e recursos dsa Bibliotecas às necessidades das escolas (número de utentes, necessidades educativas / interesses...)
•Criar condições para uma efectiva utilização da Biblioteca como recurso educativo.
•Criar condições de acolhimento e um ambiente propício à fruição do espaço e ao estudo e pesquisa/uso da informação.
•Actualizar o regimento da BE.
•Rever/reformular a integração da BE nos documentos orientadores e reguladores da vida na escola e nos projectos e planos operacionais do seu funcionamento.
•Dar continuidade ao plano de marketing da BE que acentue e reforce o valor da mesma, as possibilidades e as mais-valias que faculta.
•Enriquecer/atualizar o fundo documental das BE
•Proceder ao planeamento de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores
•Organizar e informatizar a colecção
•Sensibilizar para o papel essencial das BE na vida da escola
•Envolver a comunidade escolar no desenvolvimento da BE
•Consolidar a importância da BE como estrutura de orientação educativa
•Elaborar uma política formal de desenvolvimento de colecções
•Adequar a quantidade e a distribuição de recursos e de conteúdo funcional de acordo com as necessidades identificadas.
•Aprofundar os conhecimentos pessoais (professoras bibliotecárias e equipa) através de formação académica ou contínua junto de instituições de ensino superior, CFAE ou de outras entidades formadoras.
•Mobilizar para a formação autónoma e não formal, recorrendo a ambientes digitais ou a contextos formativos no seio da equipa, em reuniões SABE ou noutros encontros onde participem especialistas na área.
•Apresentar candidaturas a Programas específicos.
•Adequar os computadores e equipamentos tecnológicos ao trabalho da BE e dos utilizadores na escola.
•Planear/gerir a colecção de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores da escola.
•Actualizar permanentemente a Base de Dados de Catalogação.
•Realizar avaliações periódicas da colecção, no sentido de identificar limitações nos diversos domínios.
.Detectar os pontos fracos da colecção e reforçar as áreas com carências identificadas.
•Fazer consultas aos departamentos curriculares e a docentes acerca dos fundos documentais a adquirir.
•Sugerir fontes de financiamento ao órgão de administração e gestão e solicitar uma verba anual que reforce as áreas da colecção que apresentem mais carências.
•Explorar e difundir o uso de recursos online e incentivar o recurso de dispositivos da WEB para produzir e difundir informação.
•Melhorar a diversidade dos fundos documentais através da partilha/circulação/ empréstimo entre bibliotecas e com a BM.
•Organizar os recursos de informação por temáticas de âmbito formativo, recreativo ou curricular.
•Angariar verbas para a aquisição de novos recursos para as Bibliotecas.
•Gerir, adequadamente, os recursos humanos
•Recuperar livros estragados
•Facilitar a pesquisa e o acesso ao fundo documental da BE
•Alargar o âmbito de intervenção da BE
.Adequar os objetivos, recursos e atividades da BE ao Projeto Educativo, ao Currículo Nacional e aos Planos das Turmas.
.Reforçar a articulação de objetivos e de trabalho com departamentos e docentes.