Gare AEB 2024-2025
Gestão da Biblioteca Escolar
Designação da atividade | Gestão da Biblioteca Escolar |
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Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar |
Tipologia | Outras |
Data de início | 1-09-2012 |
Data de término | 15-07-2013 |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Professoras Bibliotecárias e Equipa da BE |
Público-Alvo | Pré-escolar / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / Professores / Curso EFA / Enc. Educação / Comunidade / PND |
Breve Descrição | •Organização de espaços e serviços; •Planeamento do funcionamento dos serviços e das actividades a dinamizar ao longo do ano lectivo; •Aquisição de fundo documental em suportes diversificados (impresso, vídeo, áudio, informático...), de acordo com as necessidades, interesses dos utentes e disponibilidade orçamental. •Continuação do processo de selecção, organização e tratamento da documentação. •Classificação da documentação em suporte impresso, pela CDU e por ordem alfabética do apelido do autor. •Actualização de documentos logísticos: manual de procedimentos; regulamento interno; guiões; PNL, etc.) •Continuidade do plano de Marketing da BE •Planificação/Articulação com os docentes, projectos/actividades inerentes ao cumprimento dos diversos domínios implicados no funcionamento da BE. •Participação em acções de formação •Candidaturas a programas específicos promovidos por diversas entidades: PNL, RBE, etc. •Adequação permanente dos serviços às necessidades e solicitações dos utentes; •Actualização permanente da base de dados de catalogação. •Utilização do software específico para bibliotecas aprovado pela RBE, Bibliobase (módulo de catalogação e módulo de circulação e empréstimo). •Automatização do sistema de empréstimo. •Avaliação periódica da colecção •Exploração e difusão do uso de recursos online e de dispositivos da WEB para produzir e difundir informação. •Organização dos recursos de informação por temáticas de âmbito formativo, recreativo ou curricular •Elaboração do documento relativo à política de desenvolvimento da colecção • Elaboração do Plano de Acção da BE/CRE •Definição das áreas prioritárias de intervenção (Plano Estratégico da BE) • Participação noutros eventos que contribuam para uma melhoria da organização e gestão da BE: visita a outras Bibliotecas , caixa de sugestões ... •Recolha, tratamento e classificação de material produzido pelos alunos, considerado relevante para a comunidade escolar; •Elaboração do PAA •Manutenção dso espaço das BE no Moodle do Agrupamento . Manutenção dso Blogue das BE •Desenvolvimento do espaço on-line com orientações de pesquisa e de apoio aos alunos •Decoração do espaço para actividades específicas •Empréstimo às escolas e J.Inf. da periferia através do sistema de cestos, maletas, baú pedagógico •Atendimento e vigilância dos utilizadores •Apoio aos JI e Escolas dispersas do 1ºCEB •Apoio à gestão e dinamização do espaço da Biblioteca da Escola Básica da Batalha. •Angariação de fundos: Cabaz de Natal; Marcadores de livros ; elaboração de pequenos brindes e lembranças alusivas a: Dia da Mãe, Dia do Pai, Dia de S. Valentim; Feira do Livro, etc. • Adequação dos objetivos, recursos e atividades das BE ao currículo nacional, Projeto Educativo e projetos curriculares das turmas. • Reforço da articulação de objetivos e de trabalho com departamentos e docentes • Resposta da BE às necessidades da escola |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso, prevenir o abandono escolar dos alunos e desenvolver a qualidade das aprendizagens Objetivo 2 Promover a equidade social, criando condições para a concretização da igualdade de oportunidades para todos Objetivo 3 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade Objetivo 4 Fomentar uma cultura de avaliação permanente Objetivo 5 Consolidar uma cultura de "escola" Objetivo 6 Formar cidadãos ativos e responsáveis Objetivo 7 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis Objetivo 8 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional |
Objetivos | •Adequar os espaços e recursos dsa Bibliotecas às necessidades das escolas (número de utentes, necessidades educativas / interesses...) •Criar condições para uma efectiva utilização da Biblioteca como recurso educativo. •Criar condições de acolhimento e um ambiente propício à fruição do espaço e ao estudo e pesquisa/uso da informação. •Actualizar o regimento da BE. •Rever/reformular a integração da BE nos documentos orientadores e reguladores da vida na escola e nos projectos e planos operacionais do seu funcionamento. •Dar continuidade ao plano de marketing da BE que acentue e reforce o valor da mesma, as possibilidades e as mais-valias que faculta. •Enriquecer/atualizar o fundo documental das BE •Proceder ao planeamento de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores •Organizar e informatizar a colecção •Sensibilizar para o papel essencial das BE na vida da escola •Envolver a comunidade escolar no desenvolvimento da BE •Consolidar a importância da BE como estrutura de orientação educativa •Elaborar uma política formal de desenvolvimento de colecções •Adequar a quantidade e a distribuição de recursos e de conteúdo funcional de acordo com as necessidades identificadas. •Aprofundar os conhecimentos pessoais (professoras bibliotecárias e equipa) através de formação académica ou contínua junto de instituições de ensino superior, CFAE ou de outras entidades formadoras. •Mobilizar para a formação autónoma e não formal, recorrendo a ambientes digitais ou a contextos formativos no seio da equipa, em reuniões SABE ou noutros encontros onde participem especialistas na área. •Apresentar candidaturas a Programas específicos. •Adequar os computadores e equipamentos tecnológicos ao trabalho da BE e dos utilizadores na escola. •Planear/gerir a colecção de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores da escola. •Actualizar permanentemente a Base de Dados de Catalogação. •Realizar avaliações periódicas da colecção, no sentido de identificar limitações nos diversos domínios. .Detectar os pontos fracos da colecção e reforçar as áreas com carências identificadas. •Fazer consultas aos departamentos curriculares e a docentes acerca dos fundos documentais a adquirir. •Sugerir fontes de financiamento ao órgão de administração e gestão e solicitar uma verba anual que reforce as áreas da colecção que apresentem mais carências. •Explorar e difundir o uso de recursos online e incentivar o recurso de dispositivos da WEB para produzir e difundir informação. •Melhorar a diversidade dos fundos documentais através da partilha/circulação/ empréstimo entre bibliotecas e com a BM. •Organizar os recursos de informação por temáticas de âmbito formativo, recreativo ou curricular. •Angariar verbas para a aquisição de novos recursos para as Bibliotecas. •Gerir, adequadamente, os recursos humanos •Recuperar livros estragados •Facilitar a pesquisa e o acesso ao fundo documental da BE •Alargar o âmbito de intervenção da BE .Adequar os objetivos, recursos e atividades da BE ao Projeto Educativo, ao Currículo Nacional e aos Planos das Turmas. .Reforçar a articulação de objetivos e de trabalho com departamentos e docentes. |