Gestão da biblioteca escolar

Designação da atividadeGestão da biblioteca escolar
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
Escola Básica da Batalha - Centro Escolar
TipologiaOutras
Data de início2-09-2024
Data de término30-06-2025
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresProfessoras Bibliotecárias, Equipa da BE e Órgão de Gestão
Público-AlvoPré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 5º G / 5.º H / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8.º H / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 9º G / 9.º H / 9.º I / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 10º G / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / Professores / Centro Qualifica / Curso EFA / Enc. Educação / Comunidade / PND / PLA / RVCC
Breve Descrição• Serviços documentais - Normas de utilização da coleção para leitura presencial, sala de aula ou domiciliária. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Serviços pedagógicos - Apoio ao estudo/trabalho individual; trabalho em pequenos grupos; trabalho com grupos/turmas; uso autónomo da BE. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Aquisição de fundo documental em suportes diversificados, de acordo com as necessidades, interesses dos utentes e disponibilidade orçamental. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Continuação do processo de selecção, organização e tratamento da documentação. Classificação em suporte impresso, pela CDU e por ordem alfabética do apelido do autor. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Exploração e utilização de recursos online e de dispositivos da WEB para produzir e difundir informação. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Atualização de documentos logísticos. (BE do AEBatalha)
• Dinamização do plano de Marketing da BE. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Elaboração do PAA das BE, tendo em conta a análise e os dados referentes à autoavaliação/plano de melhoria efetuada nos anos anteriores, ações de melhoria propostas, relatório de melhoria e parecer do Conselho Pedagógico. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Auscultação de opiniões e de sugestões dos utentes. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Tratamento dos dados obtidos nos registos de presença e de requisições, de utilização dos recursos informáticos, audiovisuais, material impresso. (Bibliotecas do AEBatalha)
•Atualização da Base de Dados das BE através do sistema de informação RBE. (Bibliotecas do AEBatalha)
•Aplicação do sistema de autoavaliação das BE, no âmbito do Modelo de Autoavaliação da RBE. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Elaboração do Relatório de autoavaliação das BE, de acordo as orientações da RBE, com a lógica sequencial conferida ao atual modelo de avaliação, de sucessão alternada de implementação de estratégias de melhoria e avaliação de resultados. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Planificação/Articulação com os docentes, projetos/atividades inerentes ao cumprimento dos diversos domínios implicados no funcionamento da BE. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Participação em ações de formação. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Candidaturas a programas específicos promovidos por diversas entidades: PNL, RBE, etc. (Bibliotecas do AEBatalha)
•Adequação permanente dos serviços às necessidades e solicitações dos utentes. (Bibliotecas do AEBatalha)
•Atualização permanente da base de dados de catalogação. (Bibliotecas do AEBatalha)
•Avaliação periódica da coleção. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Organização dos recursos de informação por temáticas de âmbito formativo, recreativo ou curricular. (Bibliotecas do AEBatalha)
•Manutenção dos espaços on-line das BE: Moodle do Agrupamento; Blogue/Facebook das BE. (Bibliotecas do AEBatalha)
•Decoração do espaço para atividades específicas. (Bibliotecas do AEBatalha)
•Serviço de Itinerância - Empréstimo às escolas e J.Inf. da periferia através do sistema de cestos, maletas, baú pedagógico; animação de leitura ; Oficina de Escrita Criativa. (BE Básica e Sec. da Batalha)
•Atendimento e vigilância dos utilizadores. (Bibliotecas do AEBatalha)
•Apoio aos JI e Escolas do 1ºCEB do AEBatalha. (BE Básica e Sec. da Batalha)
•Apoio à gestão e dinamização do espaço da Biblioteca da Escola Básica da Batalha. (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Continuação da utilização do sistema de identificação de cores para daltónicos – Color ADD, quer no tratamento documental, quer na colocação da sinalética. nas BE do AEBatalha
• Adequação dos objetivos, recursos e atividades das BE ao currículo nacional/ Metas curriculares; Projeto Educativo e projetos curriculares das turmas; plano de ação estratégico para o sucesso escolar; PADDE; Plano de Promoção da Leitura do AEBatalha (Bibliotecas do AEBatalha)
• Produção de recursos educativos digitais por área, no contexto das atividades realizadas, em termos de literacia tecnológica, de informação e dos média, leitura e literacia. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Produção de conteúdos e instrumentos de trabalho que fomentem ainda mais o acesso e uso da coleção, com recurso a meios e suportes impressos e digitais. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Partilha de recursos documentais e de pesquisa/organização de informação relacionada com as necessidades de informação dos utilizadores no agrupamento, com outras BE e com a BM. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Reuniões com o órgãos de gestão para manifestação de necessidades decorrentes da gestão dos serviços, dos recursos humanos e materiais para melhor funcionamento das BE do agrupamento. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Gestão dos recursos humanos (docentes e não docentes) da equipa da BE para assegurar a abertura da BE da Escola Básica da Batalha, de forma a responder de forma mais eficaz às necessidades da escola e dos utilizadores. (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Organização/divulgação de tutoriais para apoio aos alunos, no âmbito das TIC e das ferramentas digitais, através, por exemplo, da plataforma utilizada pela comunidade escolar Moodle. (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Divulgação de: - recursos e atividades das Bibliotecas; - instruções, informações e orientações de utilização de cada uma das áreas / recursos; - informação relevante para os utentes , nos placards da Biblioteca, em locais de destaque da escola, blogue, facebook, moodle, jornal do Agrupamento.... - concursos/atividades/projetos/eventos realizados em articulação com a BM/CMB e outros organismos e instituições. - recursos em linha utilizando ferramentas Web (Bibliotecas do AEBatalha)
• Apoio ao desenvolvimento de atividades curriculares e extra-curriculares. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Comemoração de dias nacionais e internacionais e de outras efemérides. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Aperfeiçoamento de uma presença em linha estruturada, atualizada e sistemática, associada a uma prestação de serviços complementar à biblioteca física : Moodle do Agrupamento; Blogue/Facebook das BE. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Realização de exposições temáticas; de torneios/concursos/ efemérides em articulação com os diversos grupos disciplinares. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Consolidação de um serviço de referência, ágil e capaz de responder ás necessidades dos utilizadores, prestando apoio efetivo à comunidade educativa no acesso aos recursos físicos e digitais. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Produção de guias informativos / listas bibliográficas/Fichas de Leitura/… (Bibliotecas do AEBatalha)
• Visita orientada/ formação de utilizadores à BE (Bibliotecas do AEBatalha)
• Formação de alunos para a utilização da biblioteca, através da visualização de um vídeo e da realização de um quizz online elaborado para o efeito. (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Orientação pedagógica no âmbito da utilização dos recursos: - Multimédia e Internet; - Vídeo/DVD;- Áudio;- Impressos. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Apoio aos utentes na utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, com objetivos lúdico e didáticos. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Disponibilização de recursos e apoio pedagógico na utilização dos mesmos. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Comunicação interpessoal, com recurso às TIC (correio electrónico, mailing lists, fóruns de discussão, blogues, redes sociais, ...).
• Elaboração de guiões de apoio aos utilizadores para autoformação; de guias informativos e listas bibliográficas; sugestões de leitura; … (Bibliotecas do AEBatalha)
• Organização/desenvolvimento de atividades, no suporte às aprendizagens. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Partilha, no Moodle do AEBatalha, na disciplina Biblioteca Escolar, no Blogue e no Facebook das BE, de recursos educativos digitais previamente pesquisados e selecionados por áreas disciplinares. (Bibliotecas do AEBatalha).
• Organização de materiais, recursos e serviços de apoio ao desenvolvimento dos projetos: Plano de Promoção da Leitura do AEBatalha, "Leitura em Família" - "Leitura em Vai e Vem" e "Já Sei Ler", "Escola a Ler", "Miúdos a Votos", "Histórias Ajudaris", entre outros.
Articulação com o Projeto Educativo1- Promover o sucesso de todos os alunos e prevenir o abandono escolar.

2- Desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola relacional e inclusiva.
3- Desenvolver metodologias transversais e a consolidação de práticas de articulação curricular.
4- Fomentar uma cultura de avaliação permanente com vista à melhoria da qualidade do serviço educativo.

5- Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias, aprofundando as relações com a comunidade e
desenvolvendo projetos nacionais e internacionais.
6- Reforçar a centralidade nas pessoas, formando cidadãos conscientes perante exigências de sustentabilidade ecológica e social.
Objetivos• Criar condições para uma efetiva utilização da Biblioteca como recurso educativo.
•Criar condições de acolhimento e um ambiente propício à fruição do espaço ao estudo e pesquisa/uso da informação.
• Rever/retificar/ou ratificar a integração da BE nos documentos orientadores e reguladores da vida na escola e nos projetos e planos operacionais do seu funcionamento.
• Dar continuidade à dinamização do plano de marketing , acentuando e reforçando o valor da BE, as possibilidades e as mais-valias que faculta.
•Enriquecer/atualizar o fundo documental das BE.
•Proceder ao planeamento de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores.
• Organizar e informatizar a coleção.
• Sensibilizar para o papel essencial das BE na vida da escola.
• Envolver a comunidade escolar no desenvolvimento da BE.
•Consolidar a importância da BE como estrutura de orientação educativa.
• Continuar aplicar a política formal de desenvolvimento de coleções.
• Planificar, conjunta e articuladamente com os docentes, projetos/atividades inerentes ao cumprimento dos diferentes domínios implicados no funcionamento da BE.
• Adequar a quantidade e a distribuição de recursos e de conteúdo funcional, de acordo com as necessidades identificadas.
• Aprofundar os conhecimentos pessoais (professoras bibliotecárias e equipa) através de formação académica ou contínua junto de instituições de ensino superior, CFAE ou de outras entidades formadoras.
• Mobilizar para a formação autónoma e não formal, recorrendo a ambientes digitais ou a contextos formativos no seio da equipa, em reuniões SABE ou noutros encontros onde participem especialistas na área.
• Apresentar candidaturas a Programas específicos.
•Adequar os computadores e equipamentos tecnológicos ao trabalho da BE e dos utilizadores na escola.
• Planear/gerir a coleção de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores da escola.
•Atualizar permanentemente a Base de Dados de Catalogação.
• Realizar avaliações periódicas da colecção, no sentido de identificar limitações nos diversos domínios.
•Detetar os pontos fracos da coleção e reforçar as áreas com carências identificadas.
• Fazer consultas aos departamentos curriculares e a docentes acerca dos fundos documentais a adquirir.
• Sugerir fontes de financiamento ao órgão de administração e gestão e solicitar uma verba anual que reforce as áreas da colecção que apresentem mais carências.
• Explorar/utilizar recursos online e incentivar o recurso de dispositivos da WEB para produzir e difundir informação.
• Promover uma atualização mais regular da difusão da informação e divulgação da coleção em linha, recorrendo a ferramentas mais inovadoras da web que surgem a todo o momento.
• Melhorar a diversidade dos fundos documentais através da partilha/circulação/ empréstimo entre bibliotecas e com a BM.
• Continuar a organizar os recursos de informação por temáticas de âmbito formativo, recreativo ou curricular.
• Gerir adequadamente os recursos humanos.
• Articular com os órgãos de gestão e administração a afetação de recursos humanos em número, disponibilidade e competências de forma a potenciar ainda mais as BE como recurso educativo ao serviço de todo o Agrupamento.
• Facilitar a pesquisa e o acesso ao fundo documental da BE.
• Alargar o âmbito de intervenção da BE.
• Adequar os objetivos, recursos e atividades da BE ao Projeto Educativo, ao Currículo Nacional e aos Planos das Turmas.
• Definir e implementar estratégias com vista à melhoria dos serviços prestados e ao acesso e utilização das BE do Agrupamento.
• Desenvolver uma rede de partilha de recursos documentais e de pesquisa/organização de informação relacionada com as necessidades de informação dos utilizadores no Agrupamento, com outras BE e com a BM.
• Promover a utilização pedagógico-didática dos recursos da Biblioteca.
• Continuar a aplicar as estratégias de promoção e de difusão da informação.
• Proporcionar a igualdade de oportunidades no acesso à informação.
• Organizar/divulgar recursos que permitam aos utentes diversificar situações de ensino e de aprendizagem.
• Divulgar junto da comunidade escolar os Guias da BE e difundir recursos.
• Promover trabalhos realizados pelos alunos.
• Criar condições para o desenvolvimento nos alunos de competências e de hábitos de trabalho, no âmbito da consulta, tratamento e produção de informação.
• Sensibilizar e formar alunos para a utilização da BE
• Implementar dispositivos de formação na escola
•Fomentar uma cultura de avaliação e aperfeiçoamento de práticas.
•Avaliar o desempenho da Biblioteca Escolar.
•Identificar as necessidades e as fragilidades com vista à melhoria.
•Definir/redefinir prioridades, objetivos e planos de ação em função da análise efetuada.
•Aplicar o sistema de autoavaliação das BE, no âmbito do MABE da RBE;
•Aferir o cumprimento dos objetivos e das atividades desenvolvidas pela biblioteca, com vista a conhecer os impactos da biblioteca na escola e nas aprendizagens.