Visita de Estudo a Santiago de Compostela (9º Ano)

Designação da atividadeVisita de Estudo a Santiago de Compostela (9º Ano)
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
TipologiaVisitas de Estudo
Data de início21-03-2025
Data de término22-03-2025
DepartamentosCiências Sociais e Humanas
Grupos de Recrutamento/Disciplinas290 - Educação Moral e Religiosa Católica
História
DinamizadoresRui Ferreira; Marco Pereira
Público-Alvo9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 9º G / 9.º H / 9.º I
Breve DescriçãoVisita de estudo a Santiago de Compostela.
Na disciplina de EMRC a visita de estudo está inserida na Unidade Letiva 2: “Deus, o grande mistério”, esta visita pretende despertar o aluno para a fé no Deus de Jesus Cristo, ao mesmo tempo que lhe propõe um desafio para a vida. Pretende despertar o aluno para a diversidade de cultos, de arte religiosa e cultura numa mesma fé. O problema religioso é um polo de referência para o adolescente, e a experiência religiosa da humanidade, ajudá-lo-á a ter consciência da importância e especificidade da conceção religiosa cristã do mundo e da vida.
Na disciplina de História visita insere-se no âmbito das temáticas: “Sociedade e cultura num mundo em mudança” e “As transformações do mundo contemporâneo”. Pretende-se que os alunos compreendam a aceleração das transformações operadas nos comportamentos, na cultura, nas ciências, nas artes e na literatura.
Articulação com o Projeto Educativo2- Desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola relacional e inclusiva.
3- Desenvolver metodologias transversais e a consolidação de práticas de articulação curricular.
5- Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias, aprofundando as relações com a comunidade e
desenvolvendo projetos nacionais e internacionais.
6- Reforçar a centralidade nas pessoas, formando cidadãos conscientes perante exigências de sustentabilidade ecológica e social.
ObjetivosEMRC:
- Cultivar e desenvolver o espírito de grupo, o respeito pelos outros, pelo diferente e pelo passado.
- Aperfeiçoar a capacidade de observação e desenvolver o gosto pelo estudo e investigação.
- Compreender as condições e motivações dos factos históricos.
- Conhecer um dos locais histórico religiosos mais importantes da Europa, lugar de grandes e antiquíssimas peregrinações.
- Descobrir em factos sociais e acontecimentos históricos, transformações provocadas pela vivência da fé.
- Sensibilizar para a proteção do património arquitetónico e ambiental, reconhecendo-se como construtor da história.
- Desenvolver a capacidade de observação, o gosto pelo estudo e investigação.

História:
- Propor alternativas de interpretação para um acontecimento relevante, evento ou processo, de forma autónoma.
- Propor a multiperspetiva em História como abordagem crítica para uma compreensão holística da contemporaneidade.
- Usar meios diversos para expressar aprendizagens essenciais capazes de situar o discente na realidade que o envolve estimulando a cidadania democrática.
- Relevar a importância da Arte / compreender soluções estéticas criativas.
-Promover o conhecimento e valorização do património histórico-cultural da Península Ibérica e o seu impacto na esfera económica.
- Entender o fenómeno da Peregrinação a Santiago de Compostela como reflexo da demanda espiritual no contexto de insatisfação do homem moderno materialista e secularizado.
- Destacar o papel de Santiago como promotor do encontro de peregrinos portadores de culturas e mundividências específicas traduzindo diversidade e riqueza do ser humano, em constante devir.
- Investigar o Caminho Português rumo a Santiago de Compostela e apresentar exemplos edificantes como, por exemplo, a peregrinação da Rainha Santa Isabel…