Gare AEB 2024-2025
Visita de Estudo a Santiago de Compostela (9º Ano)
Designação da atividade | Visita de Estudo a Santiago de Compostela (9º Ano) |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) |
Tipologia | Visitas de Estudo |
Data de início | 21-03-2025 |
Data de término | 22-03-2025 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 290 - Educação Moral e Religiosa Católica História |
Dinamizadores | Rui Ferreira; Marco Pereira |
Público-Alvo | 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 9º G / 9.º H / 9.º I |
Breve Descrição | Visita de estudo a Santiago de Compostela. Na disciplina de EMRC a visita de estudo está inserida na Unidade Letiva 2: “Deus, o grande mistério”, esta visita pretende despertar o aluno para a fé no Deus de Jesus Cristo, ao mesmo tempo que lhe propõe um desafio para a vida. Pretende despertar o aluno para a diversidade de cultos, de arte religiosa e cultura numa mesma fé. O problema religioso é um polo de referência para o adolescente, e a experiência religiosa da humanidade, ajudá-lo-á a ter consciência da importância e especificidade da conceção religiosa cristã do mundo e da vida. Na disciplina de História visita insere-se no âmbito das temáticas: “Sociedade e cultura num mundo em mudança” e “As transformações do mundo contemporâneo”. Pretende-se que os alunos compreendam a aceleração das transformações operadas nos comportamentos, na cultura, nas ciências, nas artes e na literatura. |
Articulação com o Projeto Educativo | 2- Desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola relacional e inclusiva. 3- Desenvolver metodologias transversais e a consolidação de práticas de articulação curricular. 5- Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias, aprofundando as relações com a comunidade e desenvolvendo projetos nacionais e internacionais. 6- Reforçar a centralidade nas pessoas, formando cidadãos conscientes perante exigências de sustentabilidade ecológica e social. |
Objetivos | EMRC: - Cultivar e desenvolver o espírito de grupo, o respeito pelos outros, pelo diferente e pelo passado. - Aperfeiçoar a capacidade de observação e desenvolver o gosto pelo estudo e investigação. - Compreender as condições e motivações dos factos históricos. - Conhecer um dos locais histórico religiosos mais importantes da Europa, lugar de grandes e antiquíssimas peregrinações. - Descobrir em factos sociais e acontecimentos históricos, transformações provocadas pela vivência da fé. - Sensibilizar para a proteção do património arquitetónico e ambiental, reconhecendo-se como construtor da história. - Desenvolver a capacidade de observação, o gosto pelo estudo e investigação. História: - Propor alternativas de interpretação para um acontecimento relevante, evento ou processo, de forma autónoma. - Propor a multiperspetiva em História como abordagem crítica para uma compreensão holística da contemporaneidade. - Usar meios diversos para expressar aprendizagens essenciais capazes de situar o discente na realidade que o envolve estimulando a cidadania democrática. - Relevar a importância da Arte / compreender soluções estéticas criativas. -Promover o conhecimento e valorização do património histórico-cultural da Península Ibérica e o seu impacto na esfera económica. - Entender o fenómeno da Peregrinação a Santiago de Compostela como reflexo da demanda espiritual no contexto de insatisfação do homem moderno materialista e secularizado. - Destacar o papel de Santiago como promotor do encontro de peregrinos portadores de culturas e mundividências específicas traduzindo diversidade e riqueza do ser humano, em constante devir. - Investigar o Caminho Português rumo a Santiago de Compostela e apresentar exemplos edificantes como, por exemplo, a peregrinação da Rainha Santa Isabel… |