Gare AEB 2024-2025
Jornadas Pedagógicas
Designação da atividade | Jornadas Pedagógicas |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar Casais dos Ledos Faniqueira Golpilheira Quinta do Sobrado Rebolaria Centro Escolar de S.Mamede Brancas Jardim Batalha (CE) Jardim Casais dos Ledos Jardim Faniqueira Jardim Golpilheira Jardim Quinta do Sobrado Jardim S. Mamede (CE) Jardim Torre Jardim Rebolaria Centro Escolar do Reguengo do Fétal |
Tipologia | Ação de Curta Duração |
Data de início | 5-09-2024 |
Data de término | 5-09-2024 |
Outras Estruturas | Direção |
Dinamizadores | Direção |
Público-Alvo | Professores / Centro Qualifica |
Breve Descrição | As Jornadas Pedagógicas do AEB apresentam três momentos distintos. 1- Avaliação - Abordagens e Práticas Inovadoras Sessão baseada no projeto MAIA e visa proporcionar aos professores um entendimento sobre a avaliação por domínios, avaliação formativa e aplicação de rubricas. Estas práticas são essenciais para melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos, promovendo uma abordagem mais personalizada e eficaz na avaliação do desempenho escolar. Objetivos: ● Explicar os princípios da avaliação por domínios. ● Apresentar métodos de avaliação formativa. ● Demonstrar a aplicação prática de rubricas na avaliação. ● Promover a reflexão sobre as práticas avaliativas atuais e possíveis melhorias. 2-Erasmus+ no AEB - Disseminação/partilha do trabalho realizado Sessão que pretende aprofundar a dimensão europeia da educação no Agrupamento de Escolas da Batalha. Ao participar em mobilidades houve o compromisso de disseminar o trabalho realizado no mesmo junto da comunidade escolar e junto de um maior número possível de educadores/docentes, o que se pretende concretizar com esta sessão. Pretendemos ainda divulgar o trabalho realizado, bem como motivar/inspirar/capacitar os docentes para implementar projetos internacionais na sala de aula em qualquer nível de ensino. Objetivos: - Disseminar o trabalho realizado no âmbito dos projetos Erasmus. - Inspirar e motivar os professores para através de estratégias adquiridas desenvolverem metodologias dentro e fora da sala de aulas que permitam lecionar conteúdos curriculares de forma colaborativa e motivadora; - Promover o desenvolvimento de práticas de aprendizagem colaborativas. 3-Liderança Colaborativa: Os desafios do AEB para o novo ano letivo. A academia de Liderança Colaborativa do AEB, que assenta em pilares como o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço, tem como objetivo desenvolver a esperança na construção de um mundo mais justo, onde impere uma visão humanista e o assumir de um papel ativo na luta contra a intolerância, o racismo e a discriminação. Ubuntu significa “Eu sou porque tu és”, logo, a palavra remete para a ideia de cuidar do outro e também do planeta. Nesta linha orientadora, a ação pretende trabalhar com os professores a Liderança Colaborativa. Nesta sessão de sensibilização, pretende-se criar um espaço para reflexão e partilha, entre os diferentes agentes da comunidade educativa. Objetivos: Apresentar e aprofundar o conceito/filosofia Ubuntu Sistematizar as competências e desafios inerentes à liderança colaborativa Incentivar a reflexão acerca da identidade pessoal e responsabilização do construtor de pontes Motivar e capacitar através de exemplos Promover uma cultura de diálogo, aumentando a consciência das dinâmicas existentes nas relações interpessoais |
Articulação com o Projeto Educativo | 1- Promover o sucesso de todos os alunos e prevenir o abandono escolar. 2- Desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola relacional e inclusiva. 3- Desenvolver metodologias transversais e a consolidação de práticas de articulação curricular. 4- Fomentar uma cultura de avaliação permanente com vista à melhoria da qualidade do serviço educativo. 5- Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias, aprofundando as relações com a comunidade e desenvolvendo projetos nacionais e internacionais. 6- Reforçar a centralidade nas pessoas, formando cidadãos conscientes perante exigências de sustentabilidade ecológica e social. |
Objetivos | Explicar os princípios da avaliação por domínios. Apresentar métodos de avaliação formativa. Demonstrar a aplicação prática de rubricas na avaliação. Promover a reflexão sobre as práticas avaliativas atuais e possíveis melhorias. Disseminar o trabalho realizado no âmbito dos projetos Erasmus. Inspirar e motivar os professores para através de estratégias adquiridas desenvolverem metodologias dentro e fora da sala de aulas que permitam lecionar conteúdos curriculares de forma colaborativa e motivadora; Promover o desenvolvimento de práticas de aprendizagem colaborativas. Sistematizar as competências e desafios inerentes à liderança colaborativa Incentivar a reflexão acerca da identidade pessoal e responsabilização do construtor de pontes Motivar e capacitar através de exemplos Promover uma cultura de diálogo, aumentando a consciência das dinâmicas existentes nas relações interpessoais |