Gare AEB 2024-2025
Jornadas Pedagógicas do AEB
Designação da atividade | Jornadas Pedagógicas do AEB |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar Casais dos Ledos Faniqueira Golpilheira Quinta do Sobrado Rebolaria Centro Escolar de S.Mamede Brancas Jardim Batalha (CE) Jardim Casais dos Ledos Jardim Faniqueira Jardim Golpilheira Jardim Quinta do Sobrado Jardim S. Mamede (CE) Jardim Torre Jardim Rebolaria Centro Escolar do Reguengo do Fétal |
Tipologia | Palestra |
Data de início | 6-09-2023 |
Data de término | 6-09-2023 |
Outras Estruturas | Direção |
Dinamizadores | Direção, Luís Novais e Marco Neves |
Público-Alvo | Professores |
Breve Descrição | As Jornadas Pedagógicas do AEB apresentam dois momentos distintos. No primeiro momento a realização da sessão: Ambientes de Cognição Híbrida: A IA Generativa nos desafios para e na Educação. Em tempos onde as máquinas digitais adquirem competências cognitivas e onde são capazes de realizar e executar tarefas, consideradas do domínio da exclusividade humana, importa que se desenvolva um conhecimento específico e contextualizado destas realidades, e que se projetem ambientes e contextos educativos onde se potencie a aprendizagem dos alunos, com o apoio e suporte destas ferramentas de forma integrada, contextualizada e responsável. Nesta sessão serão explorados os conceitos e estruturas da Inteligência Artificial Generativa, quais os desafios, oportunidades e preocupações que esta nos coloca, com um olhar específico, no campo Educativo, projetando questões que promovam a reflexão, discussão, análise e consciencialização no âmbito desta temática. No segundo momento, Liderança Colaborativa: Os desafios do AEB para o novo ano letivo. A academia de Liderança Colaborativa do AEB, que assenta em pilares como o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço, tem como objetivo desenvolver a esperança na construção de um mundo mais justo, onde impere uma visão humanista e o assumir de um papel ativo na luta contra a intolerância, o racismo e a discriminação. Ubuntu significa “Eu sou porque tu és”, logo, a palavra remete para a ideia de cuidar do outro e também do planeta. Nesta linha orientadora, a ação pretende trabalhar com os professores a Liderança Colaborativa. Nesta sessão de sensibilização, pretende-se criar um espaço para reflexão e partilha, entre os diferentes agentes da comunidade educativa. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 9 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Objetivos | Objetivos: Apresentar e aprofundar o conceito/filosofia Ubuntu Sistematizar as competências e desafios inerentes à liderança colaborativa Incentivar a reflexão acerca da identidade pessoal e responsabilização do construtor de pontes Motivar e capacitar através de exemplos Promover uma cultura de diálogo, aumentando a consciência das dinâmicas existentes nas relações interpessoais |