Leitura e literacia

Designação da atividadeLeitura e literacia
EscolaEscola Básica e Secundária (3ºC e Sec)
Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
Escola Básica da Batalha - Centro Escolar
TipologiaOutras
Data de início13-09-2022
Data de término30-06-2023
Outras EstruturasBiblioteca
Centro Qualifica
DinamizadoresProfessoras Bibliotecárias e Equipa da BE
Público-AlvoPré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 5º G / 5.º H / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 9º G / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 10º G / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / Professores / Centro Qualifica / Curso EFA / Enc. Educação / Comunidade / PND
Breve Descrição• Sugestões de leitura periódicas . (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Elaboração de marcadores de livros com referências bibliográficas e/ou pensamentos de autores diversos, frases escritas pelos alunos sobre a leitura, bibliotecas... . (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
•"Duendes da palavra": alunos mais velhos leem, contam e partilham histórias aos alunos mais novos . (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Encontro com Escritores, ilustradores e/ou contadores de histórias. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Hora do conto/Animação da Leitura, recorrendo a diversas estratégias de animação da leitura. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha; Serviço de Itinerância BE/AEBatalha)
• Destaque para: as novidades/o escritor/o livro do mês/os grandes acontecimentos da história … (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Oficinas de escrita criativa – “Cozinha de Ideias”. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha; /Serviço de Itinerância BE/AEBatalha)
• Clube de leitura (BE Básica e Sec. da Batalha)
•Participação/colaboração em atividades de promoção da leitura organizadas por professores. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Exposições no espaço da Biblioteca: - dos recursos disponíveis na BE para o estudo dos conteúdos do programa de diversas disciplinas/dos trabalhos produzidos pelos alunos(BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Orientação pedagógica dos alunos para a consulta/utilização dos recursos. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Apoio na realização dos trabalhos dos alunos. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Mostra de livros temáticos. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Elaboração de bibliografias temáticas (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Organização de sessões de leitura em voz alta. / leitura expressiva/leitura encenada. (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Leituras partilhadas - Apresentação de leituras pelos alunos, professores, funcionários e comunidade (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
"• Ações relacionadas com o PNL: - Semana da Leitura; - Dia Mundial do Livro; Projetos de Promoção à Leitura (Escola a Ler; Leitura em Vai e Vem - ED. Pré-Escolar - Já Sei Ler – 1º CEB -); Projeto Todos Juntos Podemos Ler (dinamização do projeto de leitura inclusiva “Leitura com Sentido(s)), entre outros. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Elaboração de fichas de leitura sobre obras de leitura orientada. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Apoio ao desenvolvimento/dinamização do PNL ao alunos do AEBatalha nas BE e Serviço de Itinerância - Carrinhos com livros (Pré-Escolar) ; Maletas com Histórias (1º CEB). (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Apoio ao desenvolvimento/dinamização das obras propostas nas Metas Curriculares para iniciação à leitura. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha
• Celebração de efemérides relacionadas com o livro, a leitura e as literacias: Dia da Biblioteca Escolar; exposições; passagem de vídeos e ppts; marcadores de livros... Alunos de todos os ciclos de ensino (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha; estabelecimentos de ensino do AEBatalha sem BE)
• Colaboração com o Jornal da Escola. (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Organização de guiões de leitura, bibliografias e outros materiais de apoio relacionados com matérias de interesse curricular ou formativo. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha; estabelecimentos de ensino do AEBatalha sem BE)
• Criação de instrumentos de apoio a atividades de leitura e escrita/produção de informação em diferentes ambientes: jornal da escola, blogs das BE, newsletter, moodle, facebook das BE, etc (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Apoio aos alunos nas suas escolhas literárias. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Partilha de leituras, com a colaboração dos pais/EE. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Elaboração de flyers para a divulgação e promoção da leitura/de livros e de escritores. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Produção do guia (impresso e digital) para autonomia do utilizador (elaboração de fichas que orientam os alunos na pesquisa e tratamento da informação). (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Guiões de apoio aos alunos na área da literacia de informação, regras de elaboração de trabalhos. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Semana da Internet Segura - Ações de sensibilização para alunos e professores sobre a segurança na internet (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Desenvolvimento de estratégias de partilha e envolvimento dos pais/EE (presencial e/ou à distância) nos objetivos e dinâmicas relacionadas com a leitura. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Divulgação e trabalho com o referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”. (Bibliotecas do AEBatalha)
• Organização e difusão de recursos documentais temáticos de suporte à ação educativa e que garantam a transversalidade e o desenvolvimento de competências associadas à leitura. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha)
• Desenvolvimento de programas/actividades de aperfeiçoamento das competências leitoras, eventualmente com recurso a voluntariado interpares. (BE Básica e Sec. da Batalha).
• Participação no Projeto Histórias da AJUDARIS 2022/23. (Bibliotecas do AEBatalha/alunos e professores inscritos).
•Continuação do desenvolvimento do projeto "Todos juntos podemos ler". (Bibliotecas do AEBatalha)
•Continuação dos Projetos: "Leitura em vai e vem" e “Já sei ler” - Leitura em Família/PNL. (Bibliotecas do AEBatalha).
•Implementação do Projeto "Escolar a Ler"/PNL. (Bibliotecas do AEBatalha)
•Continuação das atividades previstas no Programa Cientificamente Provável. (BE Básica e Sec. da Batalha)
• Comemorações do Centenário de José Saramago
• "Festa da Leitura" - organização conjunta com a BM
• Execução do Plano de Promoção da Leitura do AEB. (Bibliotecas do AEBatalha/docentes)
• Participação no CNL 16ª Edição com a colaboração da autarquia
• Participação na iniciativa promovida pela Visão Junior e RBE - "Miúdos a Votos". (Bibliotecas do AEBatalha/alunos e professores inscritos)
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 1
Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva.
Objetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 5
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
Objetivo 7
Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural.
Objetivo 8
Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade.
Objetivo 9
Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional.
Objetivos• Fomentar o gosto pela leitura.
• Desenvolver competências de leitura.
• Promover encontros com escritores e outros eventos culturais que aproximem os alunos dos livros ou de outros materiais que incentivem o gosto pela leitura.
• Desenvolver competências de pesquisa e de tratamento da informação em suportes diversificados.
• Estimular a autoformação disponibilizando documentos orientados e sugerindo bibliografia e sites fidedignos .
• Promover a literacia da informação.
• Promover a igualdade de oportunidades independentemente das limitações sociais, físicas, motoras e cognitivas.
• Promover o desenvolvimento progressivo da autonomia dos alunos.
• Proporcionar condições para o desenvolvimento de competências de escrita.
• Desenvolver competências no domínio da oralidade.
• Promover o diálogo informal com os utilizadores da BE, incentivando-os à leitura.
• Apoiar o desenvolvimento/dinamização do PNL.
• Promover atividades de leitura em voz alta, de leitura partilhada ou animações que cativem os jovens e induzam comportamentos de leitura.
• Produzir instrumentos de apoio a ser usados por professores e alunos.
• Melhorar a oferta de atividades de promoção da leitura e de apoio ao desenvolvimento de competências no âmbito da leitura e das literacias.
• Promover o diálogo com os docentes no sentido de garantir um esforço conjunto para que o desenvolvimento de competências de leitura, estudo e investigação seja adequadamente inserido nos diferentes currículos e atividades.
• Organizar Boletins Bibliográficos por temas, favorecendo uma divulgação mais adequada do fundo documental.
• Dialogar com os utilizadores com vista à identificação de interesses e necessidades no campo da leitura e das literacias.
• Encorajar a participação dos alunos em atividades livres no âmbito da leitura.
• Partilhar gostos e experiências.
• Associar a leitura, os livros e a frequência de bibliotecas à ocupação lúdica dos tempos livres.
• Promover a leitura e a escrita, assumindo-as como fatores de desenvolvimento individual e de progresso coletivo.
• Criar um ambiente social favorável à leitura.
• Inventariar e valorizar práticas pedagógicas e outras atividades que estimulem o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos.
• Enriquecer as competências dos atores sociais, desenvolvendo a ação de professores e de mediadores de leitura, formais e informais.
• Reforçar o fundo documental face às necessidades de determinados saberes e competências.
• Promover mais a leitura através da Internet e das plataformas LMS
• Promover encontros de reflexão (colóquios, seminários, conferências) sobre a leitura, a literacia e o papel da BE.
•Trabalhar as competências de leitura constantes do referencial "Aprender com a biblioteca escolar", divulgando-o e formando para o seu uso integrado e cooperativo.
• Envolver os pais e as famílias em projetos e atividades de leitura.
• Promover a abertura a projetos externos de leitura.
• Participar no plano de recuperação das aprendizagens do AE.