Gare AEB 2024-2025
Leitura e literacia
Designação da atividade | Leitura e literacia |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar |
Tipologia | Outras |
Data de início | 13-09-2022 |
Data de término | 30-06-2023 |
Outras Estruturas | Biblioteca Centro Qualifica |
Dinamizadores | Professoras Bibliotecárias e Equipa da BE |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 5º G / 5.º H / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 9º G / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 10º G / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / Professores / Centro Qualifica / Curso EFA / Enc. Educação / Comunidade / PND |
Breve Descrição | • Sugestões de leitura periódicas . (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Elaboração de marcadores de livros com referências bibliográficas e/ou pensamentos de autores diversos, frases escritas pelos alunos sobre a leitura, bibliotecas... . (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) •"Duendes da palavra": alunos mais velhos leem, contam e partilham histórias aos alunos mais novos . (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Encontro com Escritores, ilustradores e/ou contadores de histórias. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Hora do conto/Animação da Leitura, recorrendo a diversas estratégias de animação da leitura. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha; Serviço de Itinerância BE/AEBatalha) • Destaque para: as novidades/o escritor/o livro do mês/os grandes acontecimentos da história … (BE Básica e Sec. da Batalha) • Oficinas de escrita criativa – “Cozinha de Ideias”. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha; /Serviço de Itinerância BE/AEBatalha) • Clube de leitura (BE Básica e Sec. da Batalha) •Participação/colaboração em atividades de promoção da leitura organizadas por professores. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Exposições no espaço da Biblioteca: - dos recursos disponíveis na BE para o estudo dos conteúdos do programa de diversas disciplinas/dos trabalhos produzidos pelos alunos(BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Orientação pedagógica dos alunos para a consulta/utilização dos recursos. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Apoio na realização dos trabalhos dos alunos. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Mostra de livros temáticos. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Elaboração de bibliografias temáticas (BE Básica e Sec. da Batalha) • Organização de sessões de leitura em voz alta. / leitura expressiva/leitura encenada. (BE Básica e Sec. da Batalha) • Leituras partilhadas - Apresentação de leituras pelos alunos, professores, funcionários e comunidade (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) "• Ações relacionadas com o PNL: - Semana da Leitura; - Dia Mundial do Livro; Projetos de Promoção à Leitura (Escola a Ler; Leitura em Vai e Vem - ED. Pré-Escolar - Já Sei Ler – 1º CEB -); Projeto Todos Juntos Podemos Ler (dinamização do projeto de leitura inclusiva “Leitura com Sentido(s)), entre outros. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Elaboração de fichas de leitura sobre obras de leitura orientada. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Apoio ao desenvolvimento/dinamização do PNL ao alunos do AEBatalha nas BE e Serviço de Itinerância - Carrinhos com livros (Pré-Escolar) ; Maletas com Histórias (1º CEB). (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Apoio ao desenvolvimento/dinamização das obras propostas nas Metas Curriculares para iniciação à leitura. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha • Celebração de efemérides relacionadas com o livro, a leitura e as literacias: Dia da Biblioteca Escolar; exposições; passagem de vídeos e ppts; marcadores de livros... Alunos de todos os ciclos de ensino (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha; estabelecimentos de ensino do AEBatalha sem BE) • Colaboração com o Jornal da Escola. (BE Básica e Sec. da Batalha) • Organização de guiões de leitura, bibliografias e outros materiais de apoio relacionados com matérias de interesse curricular ou formativo. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha; estabelecimentos de ensino do AEBatalha sem BE) • Criação de instrumentos de apoio a atividades de leitura e escrita/produção de informação em diferentes ambientes: jornal da escola, blogs das BE, newsletter, moodle, facebook das BE, etc (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Apoio aos alunos nas suas escolhas literárias. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Partilha de leituras, com a colaboração dos pais/EE. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Elaboração de flyers para a divulgação e promoção da leitura/de livros e de escritores. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Produção do guia (impresso e digital) para autonomia do utilizador (elaboração de fichas que orientam os alunos na pesquisa e tratamento da informação). (BE Básica e Sec. da Batalha) • Guiões de apoio aos alunos na área da literacia de informação, regras de elaboração de trabalhos. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Semana da Internet Segura - Ações de sensibilização para alunos e professores sobre a segurança na internet (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Desenvolvimento de estratégias de partilha e envolvimento dos pais/EE (presencial e/ou à distância) nos objetivos e dinâmicas relacionadas com a leitura. (BE Esc.Bás.Bat; BE Básica e Sec. da Batalha) • Divulgação e trabalho com o referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”. (Bibliotecas do AEBatalha) • Organização e difusão de recursos documentais temáticos de suporte à ação educativa e que garantam a transversalidade e o desenvolvimento de competências associadas à leitura. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha) • Desenvolvimento de programas/actividades de aperfeiçoamento das competências leitoras, eventualmente com recurso a voluntariado interpares. (BE Básica e Sec. da Batalha). • Participação no Projeto Histórias da AJUDARIS 2022/23. (Bibliotecas do AEBatalha/alunos e professores inscritos). •Continuação do desenvolvimento do projeto "Todos juntos podemos ler". (Bibliotecas do AEBatalha) •Continuação dos Projetos: "Leitura em vai e vem" e “Já sei ler” - Leitura em Família/PNL. (Bibliotecas do AEBatalha). •Implementação do Projeto "Escolar a Ler"/PNL. (Bibliotecas do AEBatalha) •Continuação das atividades previstas no Programa Cientificamente Provável. (BE Básica e Sec. da Batalha) • Comemorações do Centenário de José Saramago • "Festa da Leitura" - organização conjunta com a BM • Execução do Plano de Promoção da Leitura do AEB. (Bibliotecas do AEBatalha/docentes) • Participação no CNL 16ª Edição com a colaboração da autarquia • Participação na iniciativa promovida pela Visão Junior e RBE - "Miúdos a Votos". (Bibliotecas do AEBatalha/alunos e professores inscritos) |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. Objetivo 9 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Objetivos | • Fomentar o gosto pela leitura. • Desenvolver competências de leitura. • Promover encontros com escritores e outros eventos culturais que aproximem os alunos dos livros ou de outros materiais que incentivem o gosto pela leitura. • Desenvolver competências de pesquisa e de tratamento da informação em suportes diversificados. • Estimular a autoformação disponibilizando documentos orientados e sugerindo bibliografia e sites fidedignos . • Promover a literacia da informação. • Promover a igualdade de oportunidades independentemente das limitações sociais, físicas, motoras e cognitivas. • Promover o desenvolvimento progressivo da autonomia dos alunos. • Proporcionar condições para o desenvolvimento de competências de escrita. • Desenvolver competências no domínio da oralidade. • Promover o diálogo informal com os utilizadores da BE, incentivando-os à leitura. • Apoiar o desenvolvimento/dinamização do PNL. • Promover atividades de leitura em voz alta, de leitura partilhada ou animações que cativem os jovens e induzam comportamentos de leitura. • Produzir instrumentos de apoio a ser usados por professores e alunos. • Melhorar a oferta de atividades de promoção da leitura e de apoio ao desenvolvimento de competências no âmbito da leitura e das literacias. • Promover o diálogo com os docentes no sentido de garantir um esforço conjunto para que o desenvolvimento de competências de leitura, estudo e investigação seja adequadamente inserido nos diferentes currículos e atividades. • Organizar Boletins Bibliográficos por temas, favorecendo uma divulgação mais adequada do fundo documental. • Dialogar com os utilizadores com vista à identificação de interesses e necessidades no campo da leitura e das literacias. • Encorajar a participação dos alunos em atividades livres no âmbito da leitura. • Partilhar gostos e experiências. • Associar a leitura, os livros e a frequência de bibliotecas à ocupação lúdica dos tempos livres. • Promover a leitura e a escrita, assumindo-as como fatores de desenvolvimento individual e de progresso coletivo. • Criar um ambiente social favorável à leitura. • Inventariar e valorizar práticas pedagógicas e outras atividades que estimulem o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos. • Enriquecer as competências dos atores sociais, desenvolvendo a ação de professores e de mediadores de leitura, formais e informais. • Reforçar o fundo documental face às necessidades de determinados saberes e competências. • Promover mais a leitura através da Internet e das plataformas LMS • Promover encontros de reflexão (colóquios, seminários, conferências) sobre a leitura, a literacia e o papel da BE. •Trabalhar as competências de leitura constantes do referencial "Aprender com a biblioteca escolar", divulgando-o e formando para o seu uso integrado e cooperativo. • Envolver os pais e as famílias em projetos e atividades de leitura. • Promover a abertura a projetos externos de leitura. • Participar no plano de recuperação das aprendizagens do AE. |