Gare AEB 2024-2025
Projetos e parcerias
Designação da atividade | Projetos e parcerias |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar |
Tipologia | Outras |
Data de início | 1-09-2022 |
Data de término | 30-06-2023 |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Professoras Bibliotecárias e Equipa da BE, Professores, alunos, parceiros envolvidos, BM, Município, AJUDARIS, IPL, ESTG, ESECS |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 5º G / 5.º H / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 9º G / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 10º G / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / Professores / Centro Qualifica / Enc. Educação / Comunidade / PND |
Breve Descrição | • Apoio à aquisição e desenvolvimento de trabalho e estudo autónomos: atividades livres de leitura, pesquisa, estudo e execução de trabalhos escolares realizados pelos alunos fora do horário letivo e dos contextos formais de aprendizagem. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha) • Disponibilização de espaço, tempo e recursos para a iniciativa e intervenção livre dos alunos. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha) • Colaboração com os responsáveis pela realização de atividades de enriquecimento curricular sempre que estas tenham lugar no espaço da BE ou têm por base a utilização dos seus recursos. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha) • Envolvimento das BE em projetos da escola ou desenvolvidos em parceria, a nível local ou mais amplo. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha) • Desenvolvimento de atividades e projetos em comum com a BM e a outras BE do Agrupamento. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha) • Participação das Professoras Bibliotecárias em reuniões de trabalho concelhias ou interconcelhias promovidas pela BM/SABE, ou outro parceiro. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha) • Planificação de trabalho conjunto com a Biblioteca Itinerante da Autarquia (Bibliomóvel). (BE Esc. Bás. Bat.; BE Esc.Bás.Sec. Bat.) • Envolvimento das escolas e jardins de infância da periferia em atividades e projetos da BE. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. Da Batalha) • Divulgação e apoio no desenvolvimento do Concurso Fio da Memória", destinado a todos os jovens do concelho, realizado em articulação com a BM e com os professores do AEBatalha. (BE Escola Básica e Sec. da Batalha) • Desenvolvimento de várias atividades/projetos no âmbito do PNL (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha) • Desenvolvimento de várias atividades promovidas pela RBE. (BE Esc. Bás. Batalha; BE Básica e Sec. da Batalha) • Articulação dos planos anuais de atividade da BE e da BM, associando iniciativas da BE e rentabilizando as ações previstas de interesse comum. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha) • Apoio, no âmbito dos recursos e do espaço que dispõe, de atividades do Projeto Educativo. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha) • Realização de concursos/passatempos com editoras e outras instituições de interesse educativo/cultural. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha) • Cooperação com o CFAE - RCA no desenvolvimento/promoção de atividades (workshops, formação contínua) e de projetos inovadores. (BE Básica e Sec. da Batalha) • Participação/Dinamização de atividades diversificadas no âmbito dos projetos PNL: "Escola a Ler"; "Leitura em Família" - "Leitura em Vai e Vem" e "Já Sei Ler", entre outros.(BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha) • Candidatura / adesão /dinamização de projetos promovidos pela RBE, PNL e /ou outros organismos. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha) • Dinamização de atividades culturais no âmbito da leitura, das literacias e de apoio ao desenvolvimento curricular, abertas à Comunidade. (BE Escola Básica e Sec. da Batalha) • Projeto Oficina de Escrita Criativa – “Cozinha de Ideias…”. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha) • Projeto Clube de Leitura. (BE 3CEB/Sec. da Batalha) • Projeto Color ADD – Utilização do sistema código de cores/ daltonismo. (BE Esc. Bás. Bat.; BE Básica e Sec. da Batalha) • Participação no Projeto “ Histórias da AJUDARIS 2022/23. (BE Esc. Bás. Batalha; BE Básica e Sec. da Batalha) • Plano de Promoção da Leitura do AEBatalha • Projeto "Escola a Ler"/PNL • Projeto "Miúdos a Votos"/Visão Júnior/RBE • Projeto "Leitura em Família - Leitura em Vai e Vem (Pré-Escolar) e Já Sei Ler (1.ºCEB) • Projeto "Todos Juntos Podemos Ler"/RBE • Renovação das parcerias com o Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria /, no âmbito do Projeto “Cientificamente Provável”: Articulação de ações conjuntas a realizar ao longo do ano (Workshops/Palestras/Atividades de Campo e laboratoriais/…). (BE Básica e Sec. da Batalha) • Integração de utentes da Casa do Mimo como monitores na Biblioteca. (BE Básica e Sec. da Batalha) •Apoio à dinamização de projectos no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular. (BE Esc. Bás. Batalha; BE Básica e Sec. da Batalha) •Apoio à dinamização de Projetos Etwinning a serem desenvolvidos no AEBatalha. (BE Esc. Bás. Batalha; BE Básica e Sec. da Batalha) • Serviço de Itinerância/JI e EB do AEBatalha sem Biblioteca:" Carrinhos com Livros" ,"Maletas com Histórias" ; Animação de Leitura e Oficina de Escrita Criativa . . (BE Básica e Sec. da Batalha) • Dinamização e apoio a iniciativas de promoção da leitura em/com a família. (BE Esc. Bás. Batalha; BE Básica e Sec. da Batalha) |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. Objetivo 9 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Objetivos | • Reforçar as ações de parceria já estabelecidas e estabelecer outras ações com novos organismos e instituições; articulando iniciativas e trabalho com o CRID, Escola de referência para ensino bilingue de alunos surdos, Associação de Pais, Centro de Formação RCA, Ajudaris, Casa do Mimo, … •Colaborar com a autarquia. • Articular o Plano Anual de atividades da BE e da BM, de modo a tirar maior partido das iniciativas das bibliotecas e rentabilizar as ações previstas de interesse comum. • Melhorar a oferta de espaços, tempos e oportunidades para o desenvolvimento de atividades de leitura, investigação e estudo com alunos ou grupos. • Aumentar a participação da BE na dinamização de atividades culturais e de abertura à comunidade. • Solicitar à BM o empréstimo de documentos, tendo em conta as necessidades de grupos específicos. • Dinamizar um amplo conjunto de atividades livres, de carácter lúdico e cultural, que correspondam aos interesses e necessidades dos utilizadores. • Promover a participação das BE em projetos e parcerias. • Continuar a intrevir na comunidade educativa, através da conceção/dinamização de projetos relevantes de sua iniciativa. •Reforçar a parceria com programas promotores da leitura autónoma e recreativa, designadamente o Plano Nacional de Leitura, intensificando a divulgação de programas /projectos bem como o número de participações • Organizar encontros e seminários para comunicação e partilha de experiências. • Articular os planos anuais de atividade da BE e da BM, associando iniciativas da BE e rentabilizando as ações previstas de interesse comum. • Promover concursos/ passatempos com editoras e outras instituições de interesse educativo/cultural • Incrementar parcerias com a BM, RBE, PNL e/ou outros Agrupamentos de Escolas,... • Renovar parcerias com outras organizações, duas instituição de ensino superior, tirando partido das oportunidades de intervenção nos domínios cultural e/ou formativo e de rentabilização/partilha de recursos. • Participar no trabalho colaborativo no âmbito do GTC-SABE. • Fomentar parcerias com a Comunidade, Biblioteca Municipal, para a realização de ações da inicitiva da BE, da escola, de clubes e de projetos, Festa da Leitura/CNL. • Promover projetos de trabalho em colaboração com os pais e Encarregados de Educação. |