Gare AEB 2024-2025
Mosteiro da Batalha - monumento vitral para a nossa escola
Designação da atividade | Mosteiro da Batalha - monumento vitral para a nossa escola |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) |
Tipologia | Autonomia e Flexibilidade Curricular |
Data de início | 1-09-2021 |
Data de término | 16-07-2022 |
Departamentos | Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 510 - Física e Química 550 - Informática Ciências Naturais/Biologia/Geologia |
Outras Estruturas | Clube de Robótica |
Dinamizadores | Sandra Rodrigues, Susana Carreira, Odete Neves e Marco Neves |
Público-Alvo | 8º E / 8º F / 8º G |
Breve Descrição | Pretendemos efetuar saídas de campo com os alunos, na zona envolvente do Mosteiro da Batalha, com o intuito destes monitorizarem as concentrações de gases poluentes (CO2 e NO2), bem como a temperatura e humidade, utilizando sensores atmosféricos. Posteriormente, os alunos irão analisar os dados recolhidos, constatando quais os locais com maior e menor concentração dos gases poluentes e relacionando-os ao efeito de estufa e as chuvas ácidas. Os alunos irão também interpretar, em situações do dia a dia, fatores que influenciam a velocidade das reações químicas: concentração dos reagentes, temperatura do sistema e estado de divisão dos reagentes sólidos, concluindo sobre formas de controlar a velocidade de uma reação. Outro objetivo é efetuar medições da intensidade sonora, utilizando a aplicação Arduino Science Journal. No caso das medições relativas ao som tal será associado à poluição sonora, com identificação de fontes de poluição sonora, em ambientes diversos, recorrendo ao uso da aplicação, e, com base em pesquisa, os alunos irão avaliar criticamente as consequências da poluição sonora, propondo medidas de prevenção e de proteção. Este projeto integra-se na Autonomia e Flexibilidade Curricular do 8ºE, F e G e no Projeto Erasmus – A lab in my pocket, neste caso apenas nas turmas do 8ºE e F. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. |
Objetivos | Concluir, a partir de pesquisa de informação, das consequências para o ambiente da emissão de poluentes provenientes das reações de combustão, propondo medidas para minimizar os seus efeitos, comunicando as conclusões. Reconhecer, numa perspetiva interdisciplinar, as alterações climáticas como um dos grandes problemas ambientais atuais e relacioná-las com a poluição do ar resultante do aumento dos gases de efeito de estufa. Prever o efeito no pH quando se adiciona uma solução ácida a uma solução básica ou vice-versa, pesquisando aplicações do dia a dia (como, por exemplo, o tratamento da água das piscinas, de aquários e nos ecossistemas), e classificar as reações que ocorrem como reações ácido‐base, representando-as por equações químicas. Interpretar, em situações laboratoriais e do dia a dia, fatores que influenciam a velocidade das reações químicas: concentração dos reagentes, temperatura do sistema, estado de divisão dos reagentes sólidos e presença de um catalisador apropriado, concluindo sobre formas de controlar a velocidade de uma reação. Identificar fontes de poluição sonora, em ambientes diversos, recorrendo ao uso de sonómetros, e, com base em pesquisa, avaliar criticamente as consequências da poluição sonora no ser humano, propondo medidas de prevenção e de proteção. Analisar criticamente exemplos de impactes da ação humana que condicionem as teias alimentares, discutindo medidas de minimização dos mesmos nos ecossistemas. Discutir causas e consequências da alteração dos ecossistemas, justificando a importância do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas e do modo como a sua gestão pode contribuir para alcançar as metas de um desenvolvimento sustentável. Discutir opções para a conservação dos ecossistemas e o seu contributo para as necessidades humanas, bem como a importância da ciência e da tecnologia na sua conservação. Explicar o modo como a poluição, a desflorestação, os incêndios e as invasões biológicas podem afetar os ecossistemas. Interpretar a influência de alguns agentes poluentes nos ecossistemas, partindo de problemáticas locais ou regionais e analisando criticamente os resultados obtidos. Discutir medidas que diminuam os impactes das catástrofes de origem natural e de origem antrópica nos ecossistemas, em geral, e nos ecossistemas da zona envolvente da escola, em particular. Analisar criticamente os impactes ambientais, sociais e éticos de casos de desenvolvimento científico e tecnológico no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das populações humanas. |