Gare AEB 2024-2025
Pense Indústria 4.0 - Cursos Profissionais
Designação da atividade | Pense Indústria 4.0 - Cursos Profissionais |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) |
Tipologia | Projetos |
Data de início | 1-09-2021 |
Data de término | 16-07-2022 |
Departamentos | Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 550 - Informática |
Outras Estruturas | Clube de Robótica |
Dinamizadores | Marco Neves e Miguela Fernandes |
Público-Alvo | 10º E / 11º E / 12º E |
Breve Descrição | O Projeto Pense Indústria i4.0 visa Sensibilizar/Orientar/Atrair e capacitar os jovens, do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário, para áreas de saber e profissionais no âmbito da tecnologia, indústria, inovação e empreendedorismo contribuindo, por um lado, para a sua orientação vocacional através da demonstração de oportunidades profissionais e de necessidades de formação especializada e, por outro lado, para a aquisição e reforço de competências relevantes para a indústria transformadora, que também se refletirão na capacidade competitiva do país. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 9 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Objetivos | Promover a interação escola comunidade Facilitar contextos de interligação escola-indústria Estabelecer contextos de oportunidade em ambientes de desenvolvimento profissional Desenvolver competências especificas de acordo com o mundo da indústria |