Projeto Erasmus "Numeracy and Literacy throught Coding and Robotic"

Designação da atividadeProjeto Erasmus "Numeracy and Literacy throught Coding and Robotic"
EscolaEscola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC)
Escola Básica da Batalha - Centro Escolar
Casais dos Ledos
Centro Escolar do Reguengo do Fétal
TipologiaProjetos
Data de início1-09-2020
Data de término30-06-2021
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Grupos de Recrutamento/Disciplinas110 - 1.º ciclo do ensino básico
DinamizadoresFernanda Alvega, Carla Moras, Carla Marina, Cristina Brás, Fernando Faísca, Sandra Pinheiro, Isabel Miranda, Antónia Carreira
Público-Alvo1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / Professores
Breve DescriçãoO Agrupamento de Escolas da Batalha irá participar num Projeto Erasmus+ de parceria com escolas de Malta, Itália e Eslovénia.
O tema pretende aprofundar o conhecimento sobre a numeracia e literacia por meio da codificação robótica a nível do ensino no 1.ºCEB. A codificação é um ramo do conhecimento computacional que, conjuntamente com o pensamento crítico, comunicação, criatividade e colaboração torna-se um fator muito significativo nos sistemas educacionais de todos os países parceiros neste projeto.
Com este projeto pretende-se investir na formação de professores do 1.º CEB e de Informática, desenvolver e a alargar as suas competências de acordo com as últimas tendências em educação e métodos de ensino. Os professores desenvolverão competências a nível da numeracia e literacia através da codificação e robótica explorando formas inovadoras de utilização de diferentes recursos digitais como Beebots, Probots, Minecraft, Google Earth, Wedo e outros recursos disponíveis na escola de modo a tornar a aprendizagem motivadora, contextualizada e interligando todas as áreas do saber.
Deste modo cada uma das escolas parceiras fica com um grupo de professores capazes de replicar com os restantes colegas as aprendizagens realizadas e dinamizar localmente oficinas de trabalho que levem a difundir os conhecimentos adquiridos e produção de diferentes materiais pedagógicos.
Os professores trabalharão na plataforma colaborativa eTwinning que permitirá a interação de alunos e partilha de diferentes recursos e estratégias de trabalho.
Todas as etapas e produtos do projeto serão divulgados através da página do agrupamento e nos meios de comunicação, sempre que se ache necessário, e facultados gratuitamente.
Articulação com o Projeto EducativoObjetivo 2
Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes.
Objetivo 3
Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens.
Objetivo 4
Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade.
Objetivo 5
Fomentar uma cultura de avaliação permanente.
Objetivo 6
Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais.
ObjetivosFormar professores a nível de programação e robótica,
Criar ambientes de aprendizagem inovadores com recurso a ferramentas digitais,
Desenvolver conhecimento a nível do ensino da matemática e literacia por meio da programação,
Intercâmbio de boas práticas,
Desenvolver competências a nível da língua inglesa,
Desenvolver competências a nível do trabalho colaborativo/cooperativo.