Gare AEB 2024-2025
Projeto Erasmus "Numeracy and Literacy throught Coding and Robotic"
Designação da atividade | Projeto Erasmus "Numeracy and Literacy throught Coding and Robotic" |
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Escola | Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar Casais dos Ledos Centro Escolar do Reguengo do Fétal |
Tipologia | Projetos |
Data de início | 1-09-2020 |
Data de término | 30-06-2021 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - 1.º ciclo do ensino básico |
Dinamizadores | Fernanda Alvega, Carla Moras, Carla Marina, Cristina Brás, Fernando Faísca, Sandra Pinheiro, Isabel Miranda, Antónia Carreira |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / Professores |
Breve Descrição | O Agrupamento de Escolas da Batalha irá participar num Projeto Erasmus+ de parceria com escolas de Malta, Itália e Eslovénia. O tema pretende aprofundar o conhecimento sobre a numeracia e literacia por meio da codificação robótica a nível do ensino no 1.ºCEB. A codificação é um ramo do conhecimento computacional que, conjuntamente com o pensamento crítico, comunicação, criatividade e colaboração torna-se um fator muito significativo nos sistemas educacionais de todos os países parceiros neste projeto. Com este projeto pretende-se investir na formação de professores do 1.º CEB e de Informática, desenvolver e a alargar as suas competências de acordo com as últimas tendências em educação e métodos de ensino. Os professores desenvolverão competências a nível da numeracia e literacia através da codificação e robótica explorando formas inovadoras de utilização de diferentes recursos digitais como Beebots, Probots, Minecraft, Google Earth, Wedo e outros recursos disponíveis na escola de modo a tornar a aprendizagem motivadora, contextualizada e interligando todas as áreas do saber. Deste modo cada uma das escolas parceiras fica com um grupo de professores capazes de replicar com os restantes colegas as aprendizagens realizadas e dinamizar localmente oficinas de trabalho que levem a difundir os conhecimentos adquiridos e produção de diferentes materiais pedagógicos. Os professores trabalharão na plataforma colaborativa eTwinning que permitirá a interação de alunos e partilha de diferentes recursos e estratégias de trabalho. Todas as etapas e produtos do projeto serão divulgados através da página do agrupamento e nos meios de comunicação, sempre que se ache necessário, e facultados gratuitamente. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. |
Objetivos | Formar professores a nível de programação e robótica, Criar ambientes de aprendizagem inovadores com recurso a ferramentas digitais, Desenvolver conhecimento a nível do ensino da matemática e literacia por meio da programação, Intercâmbio de boas práticas, Desenvolver competências a nível da língua inglesa, Desenvolver competências a nível do trabalho colaborativo/cooperativo. |