Gare AEB 2024-2025
Oficina de Escrita Criativa – “Cozinha de Ideias”
Designação da atividade | Oficina de Escrita Criativa – “Cozinha de Ideias” |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar Casais dos Ledos Faniqueira Golpilheira Quinta do Sobrado Rebolaria Centro Escolar de S.Mamede Brancas Centro Escolar do Reguengo do Fétal |
Tipologia | Projetos |
Data de início | 1-09-2018 |
Data de término | 30-06-2019 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Especial Português |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - 1.º ciclo do ensino básico Educação Especial Português |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Prof. Bibliotecária, equipa BE, prof. do 1º CEB, prof. Port., Prof.EE |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G |
Breve Descrição | A dinamização da Oficina de Escrita Criativa – “Cozinha de Ideias” destina-se a alunos dos 1º e 2º CEB e EE para construção de textos colaborativos e criativos com aplicação de técnicas de escrita trabalhadas em sala de aula e/ou na Biblioteca Escolar. Com este projeto pretende-se; desenvolver competências de expressão escrita, expressão linguística, de oralidade e eficiência comunicativa, competências sociais de trabalho em grupo e colaborativo. Divulgação junto dos professores em reunião de departamento, jornal escolar “O Alfabeto” e através dos meios de comunicação on-line utilizados no Agrupamento (mail institucional, portal do Agrupamento, páginas do facebook do Agrupamento e das Bibliotecas Escolares, Blogue da BE 1º e 2º CEB). Após divulgação os professores interessados farão a inscrição da respetiva turma na oficina podendo no acto da marcação assinalar a temática pretendida. (Histórias, acrósticos, jogo poético, …) Segundo (Menéres, 1993, p.23) “em primeiro lugar, para que a criança liberte o seu mundo interior e utilize os modos de expressão de que dispõe, temos de respeitar a sua espontaneidade, de evitar tudo o que possa resultar num bloqueio da expressão e portanto no bloqueio do seu pensamento” Neste sentido procuraremos que a Oficina de Escrita Criativa – “Cozinha de Ideias” seja um espaço descontraído, motivador e apelativo recorrendo a caracterizações e decorações temáticas, com ambiente facilitador das relações interpessoais, de trabalho em equipa e colaborativo, libertador de eventuais “bloqueios”, proporcionando igualdade de oportunidades e privilegiando o respeito pelo outro. Ao nível dos conteúdos nesta oficina procuraremos: Dinamizar práticas pedagógicas, sociais e lúdicas de leitura e escrita; envolver os alunos na construção de textos escritos utilizando a criatividade; trabalhar a organização do processo de escrita; consolidar técnicas de escrita, já trabalhadas. Trabalhar competências que permitam desenvolver ideias, textos e conceitos a partir de imagens, memórias, situações, pistas, jogos, … Potenciar as interacções escritas e orais inter-pares; estruturar o trabalho escrito a partir de diferentes desafios; adequar o conteúdo e a forma à finalidade do texto escrito; produzir diferentes tipos de texto em função dos fins a que se destinam; escrita a partir de mensagens escritas, pistas e desafios; produção de trabalhos colaborativos. Actividades / Estratégias: Tendo em consideração que as estratégias mais eficazes para a actividade de escrita são as que desafiam os alunos a comunicar e a rever os textos com vista ao melhoramento. Partiremos de situações de Jogo utilizando estratégias e procedimentos lúdico-pedagógicos para operacionalizar a escrita criativa, (intertextualidade, hipóteses fantásticas, aliterações, adjectivações, …). Criando o ambiente da “Cozinha de ideias…” onde serão apresentadas e analisadas em grande grupo, as receitas e ingredientes necessários à construção de histórias/ acróstico/poemas/caligramas/escrita sensorial/palavra proibida/…). Os alunos poderão participar individualmente e/ou em grupo, trabalhando de forma colaborativa e partilhada produzindo textos, registando-os em suporte papel ou digital e fazendo a respectiva ilustração. Utilização, sempre que necessária de escrita/leitura simplificada, com símbolos (SPC) e de outros recursos inclusivos. Os trabalhos produzidos serão posteriormente apresentados, expostos e publicados no Blogue da Biblioteca Escolar, nas páginas do facebook das BE e do Agrupamento. No final da será distribuído uma ficha de registo do grau de satisfação a todos os participantes. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso, prevenir o abandono escolar dos alunos e desenvolver a qualidade das aprendizagens. Objetivo 2 Promover a equidade social, criando condições para a concretização da igualdade de oportunidades para todos numa escola inclusiva. Objetivo 3 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 4 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 5 Consolidar uma cultura de escola. Objetivo 6 Formar cidadãos ativos, solidários e responsáveis. Objetivo 7 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis. Objetivo 8 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Objetivos | Conhecimentos/ capacidades • Desenvolver competências da expressão escrita; • Desenvolver competências da expressão linguística; • Desenvolver competências da oralidade e eficiência comunicativa; Atitudes/ valores • Desenvolver a capacidade criativa e espírito de iniciativa e de construção; • Desenvolver competências sociais de trabalho em grupo e colaborativo |