Gare AEB 2024-2025
Gestão da Biblioteca Escolar
Designação da atividade | Gestão da Biblioteca Escolar |
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Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar |
Tipologia | Outras |
Data de início | 1-09-2018 |
Data de término | 30-06-2019 |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Professoras Bibliotecárias e equipa da BE |
Público-Alvo | Pré-escolar / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8.º H / 8.º I / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / Professores / Centro Qualifica / Enc. Educação / Comunidade / PND |
Breve Descrição | • Organização de espaços e serviços (reorganização e decoração do novo espaço da BE) • Planeamento do funcionamento dos serviços e das atividades a dinamizar ao longo do ano letivo. • Aquisição de fundo documental em suportes diversificados (impresso, vídeo, áudio, informático...), de acordo com as necessidades, interesses dos utentes e disponibilidade orçamental. • Continuação do processo de selecção, organização e tratamento da documentação. • Classificação da documentação em suporte impresso, pela CDU e por ordem alfabética do apelido do autor. • Atualização de documentos logísticos: manual de procedimentos; regulamento interno; guiões; PNL, etc.). • Continuação do plano de Marketing da BE. • Exploração e utilização de recursos online e de dispositivos da WEB para produzir e difundir informação. • Execução do Plano de Ação da BE. • Elaboração do relatório de autoavaliação das BE, de acordo com as orientações do modelo de autoavaliação das Bibliotecas Escolares – RBE • Planificação/Articulação com os docentes, projetos/atividades inerentes ao cumprimento dos diversos domínios implicados no funcionamento da BE. • Participação em ações de formação. • Candidaturas a programas específicos promovidos por diversas entidades: PNL, RBE, etc. • Adequação permanente dos serviços às necessidades e solicitações dos utentes. • Atualização permanente da base de dados de catalogação. • Utilização do software específico para bibliotecas aprovado pela RBE, Bibliobase (módulo de catalogação e módulo de circulação e empréstimo). • Avaliação periódica da colecção. • Organização dos recursos de informação por temáticas de âmbito formativo, recreativo ou curricular. •Participação noutros eventos que contribuam para uma melhoria da organização e gestão da BE: visita a outras Bibliotecas , caixa de sugestões ... •Elaboração do PAA das BE, tendo em conta a análise e os dados referentes à autoavaliação efetuada nos anos anteriores, ações de melhoria propostas, relatório de melhoria e parecer do CP. •Manutenção dos espaços on-line das BE: Moodle do Agrupamento; Blogue/Facebook das BE. •Decoração do espaço para atividades específicas. •Empréstimo às escolas e J.Inf. da periferia através do sistema de cestos, maletas, baú pedagógico. •Atendimento e vigilância dos utilizadores. •Apoio aos JI e Escolas dispersas do 1ºCEB. •Apoio à gestão e dinamização do espaço da Biblioteca da Escola Básica da Batalha. • Angariação de fundos: - Cabaz de Natal; Marcadores de livros; Elaboração de pequenos brindes e lembranças alusivas ao Dia da Mãe; Dia do Pai; Dia de S. Valentim; Feira do Livro. • Adequação dos objetivos, recursos e atividades das BE ao currículo nacional/ Metas curriculares; Projeto Educativo e projetos curriculares das turmas; plano de ação estratégico para o sucesso escolar. • Reforço da articulação de objetivos e de trabalho com departamentos e docentes. • Resposta da BE às necessidades da escola. • Produção de recursos educativos digitais por área no contexto das atividades realizadas, em termos de literacia tecnológica, de informação e dos média, leitura e literacia. • Produção de conteúdos e instrumentos de trabalho que fomentem ainda mais o acesso e uso da coleção, com recurso a meios e suportes impressos e digitais. • Partilha de recursos documentais e de pesquisa/organização de informação relacionada com as necessidades de informação dos utilizadores no agrupamento, com outras BE e com a BM. • Manifestação de necessidades junto dos órgãos de gestão (recursos humanos e materiais) para funcionamento das BE do agrupamento. • Gestão dos recursos humanos (docentes e não docentes) da equipa da BE para assegurar a abertura da BE da Escola Básica da Batalha, de forma a responder de forma mais eficaz às necessidades da escola e dos utilizadores. . Implementação do sistema de identificação de cores para daltónicos - Coloradd, quer no tratamento documental, quer na colocação da sinalética. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso, prevenir o abandono escolar dos alunos e desenvolver a qualidade das aprendizagens. Objetivo 2 Promover a equidade social, criando condições para a concretização da igualdade de oportunidades para todos numa escola inclusiva. Objetivo 3 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 4 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 5 Consolidar uma cultura de escola. Objetivo 6 Formar cidadãos ativos, solidários e responsáveis. Objetivo 7 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis. Objetivo 8 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Objetivos | • Adequar os espaços e recursos da nova Biblioteca às necessidades da escola (número de utentes, necessidades educativas / interesses...). • Criar condições para uma efetiva utilização da Biblioteca como recurso educativo. •Criar condições de acolhimento e um ambiente propício à fruição do espaço e ao estudo e pesquisa/uso da informação. • Rever/reformular a integração da BE nos documentos orientadores e reguladores da vida na escola e nos projetos e planos operacionais do seu funcionamento. • Dar continuidade ao plano de marketing que acentue e reforce o valor da BE e as possibilidades e as mais-valias que faculta. •Enriquecer/atualizar o fundo documental das BE. •Proceder ao planeamento de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores. • Organizar e informatizar a coleção. • Sensibilizar para o papel essencial das BE na vida da escola. • Envolver a comunidade escolar no desenvolvimento da BE. •Consolidar a importância da BE como estrutura de orientação educativa. • Elaborar uma política formal de desenvolvimento de coleções. • Planificar, conjunta e articuladamente com os docentes, projetos/actividades inerentes ao cumprimento dos diferentes domínios implicados no funcionamento da BE. • Adequar a quantidade e a distribuição de recursos e de conteúdo funcional, de acordo com as necessidades identificadas. • Aprofundar os conhecimentos pessoais (professora bibliotecária e equipa) através de formação académica ou contínua junto de instituições de ensino superior, CFAE ou de outras entidades formadoras. • Mobilizar para a formação autónoma e não formal, recorrendo a ambientes digitais ou a contextos formativos no seio da equipa, em reuniões SABE ou noutros encontros onde participem especialistas na área. • Apresentar candidaturas a Programas específicos. •Adequar os computadores e equipamentos tecnológicos ao trabalho da BE e dos utilizadores na escola. • Planear/gerir a coleção de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores da escola. •Atualizar permanentemente a Base de Dados de Catalogação. • Realizar avaliações periódicas da colecção, no sentido de identificar limitações nos diversos domínios. •Detetar os pontos fracos da coleção e reforçar as áreas com carências identificadas. • Fazer consultas aos departamentos curriculares e a docentes acerca dos fundos documentais a adquirir. • Sugerir fontes de financiamento ao órgão de administração e gestão e solicitar uma verba anual que reforce as áreas da colecção que apresentem mais carências. • Explorar/utilizar recursos online e incentivar o recurso de dispositivos da WEB para produzir e difundir informação. • Promover uma atualização mais regular da difusão da informação e divulgação da coleção em linha, recorrendo a ferramentas mais inovadoras da web 2.0 que surgem a todo o momento. • Melhorar a diversidade dos fundos documentais através da parti-lha/circulação/ empréstimo entre bibliotecas e com a BM. • Organizar os recursos de informação por temáticas de âmbito formativo, recreativo ou curricular. • Gerir adequadamente os recursos humanos. • Angariar verbas para a aquisição de novos recursos para as Bibliotecas. • Aumentar os recursos humanos em número, disponibilidade e competências de forma a potenciar ainda mais as BE como recurso educativo ao serviço de todo o Agrupamento. • Articular com os órgãos de gestão e administração a afetação de recursos humanos (docentes e não docentes) para assegurar a abertura da BE da Escola Básica da Batalha todos os dias da semana, de forma a cobrir, pelo menos, o horário letivo e responder de forma eficaz às necessidades da escola e dos utilizadores. • Recuperar livros estragados. • Facilitar a pesquisa e o acesso ao fundo documental da BE. • Alargar o âmbito de intervenção da BE. • Adequar os objetivos, recursos e atividades da BE ao Projeto Educativo, ao Currículo Nacional e aos Planos das Turmas. • Reforçar a articulação de objetivos e de trabalho com departa-mentos e docentes. • Definir e implementar estratégias com vista à melhoria dos serviços prestados e ao acesso e utilização das BE do Agrupamento. • Desenvolver uma rede de partilha de recursos documentais e de pesquisa/organização de informação relacionada com as necessidades de informação dos utilizadores no Agrupamento, com outras BE e com a BM. |