Gare AEB 2024-2025
Robots@School
Designação da atividade | Robots@School |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar Casais dos Ledos |
Tipologia | Projetos |
Data de início | 1-09-2017 |
Data de término | 30-06-2018 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - 1.º ciclo do ensino básico |
Dinamizadores | Fernanda Alvega, Carla Moras, Carla Fonseca, Antónia Carreira, Isabel Miranda, Helena Lourenço, Sandra Pinheiro, Marco Neves, Sérgio Barroso, Cristina Brás, Fernando Faísca, Ana Paula Ferreira |
Público-Alvo | 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 10º E / 10º F |
Breve Descrição | Este projeto pretende que os alunos do 1.º CEB desenvolvam competências a nível das aprendizagens curriculares, cívico/sociais, financeiras, a nível da resolução de problemas e pensamento crítico, recorrendo ao uso das TIC, codificação e da robótica. Deste modo, paralelamente estão a desenvolver o projeto com escolas Europeias, através da plataforma eTwinning, e dentro do próprio Agrupamento, de forma vertical com os colegas das turmas do 10.º ano de informática e turismo. Todos os docentes do 1.º CEB, Inglês, ALE, Iniciação à Programação, Informática e História vão articular as suas áreas curriculares e aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis de modo a criar ambientes facilitadores de aprendizagem para todos os alunos envolvidos. A calendarização do projeto encontra-se em anexo. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 2 Promover a equidade social, criando condições para a concretização da igualdade de oportunidades para todos numa escola inclusiva. Objetivo 3 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 4 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 5 Consolidar uma cultura de escola. Objetivo 6 Formar cidadãos ativos, solidários e responsáveis. |
Objetivos | • Desenvolver competências a nível da resolução de problemas • Desenvolver competências a nível das TIC • Desenvolver competências a nível da língua inglesa • Fomentar o trabalho colaborativo • Trabalhar os conteúdos lecionados em contexto real • Interagir com o meio envolvente • Desenvolver competências cívicas |