Gare AEB 2024-2025
Currículo, literacias e aprendizagem
Designação da atividade | Currículo, literacias e aprendizagem |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar |
Tipologia | Outras |
Data de início | 1-09-2015 |
Data de término | 30-06-2016 |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Professoras Bibliotecárias e equipa |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 5º G / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 9º G / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / Professores / Curso EFA |
Breve Descrição | • Apoio a alunos e professores, no âmbito das diversas disciplinas e das áreas curriculares não disciplinares, quer na disponibilização e utilização dos recursos, quer na orientação pedagógica dos mesmos. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Colaboração da BE com os docentes na concretização de atividades curriculares desenvolvidas no seu espaço ou tendo por base os recursos da mesma. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Orientação na realização dos trabalhos dos alunos (individuais e em grupo). (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Articulação com os docentes dos apoios educativos e professores do ensino especial. • Integração da BE na ocupação plena dos tempos escolares: atividades de estudo, leitura, pesquisa orientada, uso das TIC, etc. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.) • Produção e divulgação, em colaboração com os docentes, guiões de pesquisa e outros materiais de apoio ao trabalho de exploração dos recursos pelos alunos. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Comemoração de efemérides curricularmente relevantes em parceria com os departamentos curriculares. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.: BE/Esc.Bás.Bat.) • Divulgação e colaboração na operacionalização das atividades a promover pelos diferentes projetos. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Seleção de sites de apoio ao estudo/de interesse dos alunos (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; • Baú Pedagógico/regime de Itinerância. (BE 1.2CEB) • Cantinho do Inglês (English Corner). (BE 1.2CEB) • Preparação de Materiais Temáticos para apoio às aulas (dossiers, catálogos, listagem de sites). (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.) • Autor do Mês. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.) • Halloween (pintura/marcadores de livros/ jogos/ vídeos/ crucigramas/ sopa de letras). (BE 1.2CEB) • Projeto de atividades lúdico-pedagógicas de apoio ao currículo ( Pré-Escolar e 1ºCEB). (BE 1.2CEB) • Organização, em colaboração com os docentes, de materiais para tratamento de temas transversais ao currículo. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.) • “História de Portugal" - produção de documentos contendo informação histórica relevante para apoio ao desenvolvimento curricular. • Ações informais de formação sobre as BE junto dos docentes. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Participação no PTE e no plano de tecnologias de informação e comunicação, no sentido de promover a utilização das TIC no contexto das atividades curriculares. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Apoio aos docentes no desenvolvimento de outros programas e projetos - PNL, Plano de ação da Matemática, Educação para a Saúde, Educação para a Cidadania, Formação em Ensino Experi-mental das Ciências, Desporto Escolar, CQEP, EFA, outros. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) •Conceção e dinamização de atividades de educação para e com os media. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.) |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso, prevenir o abandono escolar dos alunos e desenvolver a qualidade das aprendizagens Objetivo 2 Promover a equidade social, criando condições para a concretização da igualdade de oportunidades para todos Objetivo 3 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade Objetivo 4 Fomentar uma cultura de avaliação permanente Objetivo 5 Consolidar uma cultura de "escola" Objetivo 6 Formar cidadãos ativos e responsáveis Objetivo 7 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis Objetivo 8 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional |
Objetivos | •Promover a articulação da BE com as estruturas pedagógicas/docentes. • Produzir materiais de apoio ao currículo. • Dinamizar atividades conjunta-mente com os departamentos cur-riculares. • Apresentar aos docentes sugestões de trabalho conjunto em torno do tratamento de diferentes unidades de ensino ou temas. • Envolver as BE no cumprimento dos objectivos do PTE - apropriação do uso das TIC e inclusão nas práticas formativas e de ensino/aprendizagem. • Reunir com as várias estruturas da escola: (Órgão de Gestão, Conselho Pedagógico, Departamentos Curriculares , Diretores de Turma) , para apoiar as atividades curriculares desenvolvidas na BE ou tendo por base os seus recursos. • Rentabilizar mais a utilização da BE pelos docentes, no âmbito das atividades letivas, desenvolvidas em parceria com a BE ou de forma autónoma. • Articular com os docentes no de-senvolvimento de programas, pro-jetos, clubes, etc. • Colaborar no planeamento e rea-lização de atividades desenvolvi-das no contexto OPTE. • Participar com os docentes em atividades de sala de aula. • Produzir e difundir um conjunto diversificado de materiais de apoio para as diferentes atividades. • Mobilizar a escola para a criação e aplicação de códigos de conduta, coerente e de aplicação generalizada. • Desenvolver ações de formação/sensibilização com os elementos do Conselho Pedagógico, Diretores de Turma e Departamentos Disciplinares, no âmbito das noções de Biblioteconomia. • Fomentar o ensino em contexto das competências de informação. •Produzir e divulgar, em colaboração com os docentes, guiões de pesquisa e outros materiais de apoio ao trabalho de exploração dos recursos pelos alunos. • Promover encontros de reflexão entre os vários intervenientes no trabalho da BE. •Apresentar aos docentes sugestões de trabalho conjunto em torno do tratamento de diferentes unidades de ensino ou temas. • Promover a integração de novos docentes no trabalho da BE. • Apoiar os planos de trabalho dos docentes de Ed. Especial e de outros responsáveis por outros apoios educativos ou estratégias de recuperação de alunos. • Reforçar a cooperação e o diálogo com todos os docentes. • Promover a comunicação entre a BE e os docentes no sentido de facilitar a actualização e adequação dos recursos às necessidades • Apresentar aos docentes sugestões de actividades conjuntas • Colaborar com os docentes na concretização das actividades curriculares desenvolvidas no seu es-paço ou tendo por base os seus recursos. • Aumentar a participação da biblioteca na dinamização de actividades culturais na escola • Rentabilizar as iniciativas programadas, partilhando-as com outras escolas e bibliotecas. • Dinamizar actividades livres, de carácter lúdico e cultural. |