Gare AEB 2024-2025
Leitura e literacia
Designação da atividade | Leitura e literacia |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar |
Tipologia | Atividade Cultural |
Data de início | 1-09-2015 |
Data de término | 30-06-2016 |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Professoras Bibliotecárias e equipa |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 5º G / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 9º G / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / Professores / Centro Qualifica / Curso EFA / Enc. Educação / Comunidade / PND |
Breve Descrição | • Sugestões de leitura periódicas. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Elaboração de marcadores de livros com referências bibliográficas e/ou pensamentos de autores diversos, frases escritas pelos alunos sobre a leitura, bibliotecas,... (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Dinamização da Feira do Livro. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Encontro com escritores; ilustradores; contadores de histórias, "Duendes da palavra": professores e alunos do 3ºCEB e Sec. leem e contam histórias aos alunos do Pré e do 1ºCEB. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Hora do conto, recorrendo a diversas estratégias de animação da leitura. (BE 1.2CEB; BE/Esc.Bás.Bat.) • Destaque para: as novidades, o escritor/o livro do mês, os grandes acontecimentos da história «Dia com História», «Diário da História de Portugal» (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.) • Oficinas de escrita criativa. (BE 1.2CEB; BE/Esc.Bás.Bat.) • Clube de Leitura. (BE Esc.Bás.e Sec.Bat.) •Participação/colaboração em atividades de promoção da leitura organizadas por professores. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Exposições no espaço da Biblioteca: - dos recursos disponíveis na Biblioteca para o estudo dos conteúdos do programa de diversas disciplinas./dos trabalhos produzidos pelos alunos sobre os conteúdos das disciplinas referidas. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Orientação pedagógica dos alunos para a consulta/utilização dos recursos expostos. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Orientação na realização dos trabalhos dos alunos (individuais e em grupo). (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Mostra de livros temáticos. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Elaboração de bibliografias temáticas. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.) • Organização de sessões de leitura em voz alta. / ateliers de lei-tura expressiva. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Apresentação de leituras pelos alunos, professores, funcioná-rios e comunidade. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Acções relacionadas com o PNL: - Dia Mundial do Livro (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) - Semana da leitura (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) - “Projeto de Promoção à Leitura e outras” (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) - Projeto Todos Juntos Podemos Ler (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) - Voluntários da Leitura (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) - Projeto “SOBE” (BE 1.2CEB; BE/Esc.Bás.Bat.) • Elaboração de fichas de leitura sobre obras de leitura ori-entada. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.) • Apoio ao desenvolvimento/dinamização do PNL: Maleta com livros (Pré-Escolar); Cesto com Histórias (1º CEB) ; Con-curso Nacional de Leitura (3ºCEB/Sec.). (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.) • Apoio ao desenvolvimento/dinamização das obras propostas nas Metas Curriculares para iniciação à leitura. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Celebração de efemérides relacionadas com o livro, a leitura e as literacias: Dia da Biblioteca Escolar; exposições; passagem de vídeos e ppts; marcadores de livros... (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Colaboração com o Jornal da Escola. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Organização de guiões de leitura, bibliografias e outros materiais de apoio relacionados com matérias de interesse curricular ou formativo. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.) • Criação de instrumentos de apoio a atividades de leitura e escrita/produção de informação em diferentes ambientes: jornal da escola, blogs, newsletter, moodle, etc. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Apoio aos alunos nas suas escolhas literárias. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Organização de Boletins Bibliográficos por temas. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.) • Dinamização de atividades integradas nas jornadas culturais : Campeonato de Língua Portuguesa ; Feira do Livro ; Olimpíadas da oratória, em articulação com o Departamento de Português. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.) • Sessões de leitura, poesia com a colaboração dos pais/EE. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Elaboração de flyers para a divulgação e promoção da leitura/de livros e de escritores. "Sugestões de Leitura" (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.;BE/Esc.Bás.Bat.) • Elaboração guia para autonomia do utilizador (elaboração de fichas que orientam os alunos na pesquisa e tratamento da informação). • Guiões de apoio aos alunos na área da literacia de informação, regras de elaboração de trabalhos. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.) • Semana da Internet Segura - workshops para alunos e professores sobre a segurança na internet. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Desenvolvimento de estratégias de partilha e envolvimento dos pais/EE nos objetivos, estratégias e atividades relacionadas com a leitura. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) • Divulgação e trabalho com o referencial "Aprender com a biblioteca escolar" • Organização e difusão de recursos documentais temáticos de suporte à ação educativa e que garantam a transversalidade e o desenvolvimento de competências associadas à leitura. (BE 1.2CEB; BE 3CEB/Sec.; BE/Esc.Bás.Bat.) |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso, prevenir o abandono escolar dos alunos e desenvolver a qualidade das aprendizagens Objetivo 2 Promover a equidade social, criando condições para a concretização da igualdade de oportunidades para todos Objetivo 3 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade Objetivo 4 Fomentar uma cultura de avaliação permanente Objetivo 5 Consolidar uma cultura de "escola" Objetivo 6 Formar cidadãos ativos e responsáveis Objetivo 7 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis Objetivo 8 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional |
Objetivos | • Fomentar o gosto pela leitura. • Desenvolver competências de leitura. • Promover encontros com escritores e outros eventos culturais que aproximem os alunos dos livros ou de outros materiais que incentivem o gosto pela leitura. • Desenvolver competências de pesquisa e de tratamento da informação em suportes diversificados. • Estimular a autoformação disponibilizando documentos orientados e sugerindo bibliografia e sites fidedignos . • Promover a literacia da informação. • Promover a igualdade de oportunidades independentemente das limitações sociais, físicas, motoras e cognitivas. • Promover o desenvolvimento progressivo da autonomia dos alunos. • Proporcionar condições para o desenvolvimento de competências de escrita. • Desenvolver competências no domínio da oralidade. • Motivar os alunos para actividades propiciadoras do desenvolvi-mento das competências expressas no programa de Português. • Promover o diálogo informal com os utilizadores da BE, incentivando-os à leitura. • Apoiar o desenvolvimen-to/dinamização do PNL. • Promover actividades de leitura em voz alta, de leitura partilhada ou animações que cativem os jo-vens e induzam comportamentos de leitura. • Produzir instrumentos de apoio a ser usados por professores e alunos. • Melhorar a oferta de actividades de promoção da leitura e de apoio ao desenvolvimento de competências no âmbito da leitura e das literacias. • Promover o diálogo com os docentes no sentido de garantir um esforço conjunto para que o desenvolvimento de competências de leitura, estudo e investigação seja adequadamente inserido nos diferentes currículos e atividades. - Organizar Boletins Bibliográficos por temas, favorecendo uma divulgação mais adequada do fundo documental. • Dialogar com os utilizadores com vista à identificação de interesses e necessidades no campo da leitura e das literacias. • Encorajar a participação dos alunos em actividades livres no âmbi-to da leitura. • Partilhar gostos e experiências. • Associar a leitura, os livros e a frequência de bibliotecas à ocupação lúdica dos tempos livres. • Promover a leitura e a escrita, as-sumindo-as como factores de desenvolvimento individual e de progresso colectivo. • Criar um ambiente social favorável à leitura. • Inventariar e valorizar práticas pedagógicas e outras actividades que estimulem o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos. • Criar instrumentos que permitam definir metas cada vez mais precisas para o desenvolvimento da leitura. • Enriquecer as competências dos actores sociais, desenvolvendo a acção de professores e de mediadores de leitura, formais e informais. • Reforçar o fundo documental face às necessidades de determina-dos saberes e competências. • Promover mais a leitura através da Internet e das plataformas LMS • Promover encontros de reflexão (colóquios, seminários, conferências) sobre a leitura, a literacia e o papel da BE. Trabalhar as competências de leitura constantes do referencial "Aprender com a biblioteca escolar", divulgando-o e formando para o seu uso integrado e cooperativo. • Envolver os pais e as famílias em projetos e atividades de leitura. • Promover a abertura a projetos externos de leitura. |