Gare AEB 2024-2025
50 anos do 25 de abril
Designação da atividade | 50 anos do 25 de abril |
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Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) Escola Básica e Secundária (1ºC e 2ºC) Escola Básica da Batalha - Centro Escolar |
Tipologia | Atividade Cultural |
Data de início | 18-04-2024 |
Data de término | 3-06-2024 |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Professoras Bibliotecárias e equipa da biblioteca |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 6º H / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 7º E / 7º F / 7º G / 7º H / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 8º F / 8º G / 8.º H / 8.º I / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / 9º E / 9º F / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / Professores / Centro Qualifica / PND |
Breve Descrição | - “A censura em Portugal” / Livros proibidos e censurados em Portugal – Estado Novo/ Livros alvo de censura no mundo – séc. XX-XXI (exposição) - "Revolução dos cravos" - exposição temática - “50 anos do 25 de abril” – exposição de treze painéis disponibilizados às escolas pela SPRC/FENPROF (de 26 de maio a 3 de junho) - Audição de letras e músicas da época; - Audição de podcasts sobre o tema; - Visionamento de pequenos filmes; - Criação de poemas e outros textos sobre o tema pelos alunos; - Reflexão e debate em torno de um conjunto de questões que conduzam os alunos à reflexão/ ação sobre o exercício da liberdade (em turma, entre turmas ou na BE); - "Calendário da Liberdade" (atividades Leya Educação); -"Leituras livres e em liberdade" (animações de leitura de obras temáticas); - Partilha nas redes sociais das bibliotecas escolares do trabalho que vai sendo realizado. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 5 Fomentar uma cultura de avaliação permanente. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. Objetivo 9 Assegurar as melhores condições de estudo e de trabalho e de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Objetivos | - Conduzir à compreensão do impacto do 25 de abril a nível local e nacional; - Promover o exercício de uma cidadania democrática e reflexiva; - Estimular o desenvolvimento da criação estética e cultural; - Consciencializar os jovens acerca do significado da Revolução de 25 de Abril de 1974 e da sua importância na história contemporânea do país e do mundo; - Formar para os valores e para a participação cívica e social da comunidade estudantil, problematizando os conhecimentos adquiridos e a realidade vivida; - Estimular atitudes e comportamentos de respeito pelo outro, de responsabilidade, de participação, de cidadania e de promoção da solidariedade. - Valorizar o património histórico-cultural. |