Gare AEB 2024-2025
Mosteiro da Batalha - monumento vitral para a nossa escola
Designação da atividade | Mosteiro da Batalha - monumento vitral para a nossa escola |
---|---|
Escola | Escola Básica e Secundária (3ºC e Sec) |
Tipologia | Projetos |
Data de início | 12-12-2023 |
Data de término | 30-04-2024 |
Departamentos | Ciências Experimentais Expressões Matemática |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 510 - Física e Química Ciências Naturais/Biologia/Geologia Educação Visual Matemática |
Outras Estruturas | Clube Ciência Viva Clube de Robótica |
Dinamizadores | Sandra Rodrigues, Susana Carreira, Susana Sousa e Patrícia Vala |
Público-Alvo | 7º F |
Breve Descrição | No âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular irá dar-se continuidade ao Projeto “Mosteiro da Batalha – monumento vitral para a nossa escola”, integrando as disciplinas de Ciências Naturais (CN), Físico-Química (FQ), Matemática e Educação Visual (EV). Nas disciplinas de CN e FQ pretendemos realizar um percurso pedestre, com os alunos, na zona envolvente do Mosteiro da Batalha, para monitorizar as concentrações de gases poluentes (exemplo: CO2, SO2 e NO2), utilizando sensores atmosféricos. Os discentes irão, posteriormente, analisar os dados recolhidos verificando quais os locais com maior concentração destes e a respetiva origem. Apresentarão também soluções que visam melhorar a qualidade do ar na Vila da Batalha. Por fim, pretende-se que constatem que consequências esses gases poluentes têm na degradação do calcário, rocha constituinte do Mosteiro da Batalha. Na disciplina de EV os alunos deverão fazer um registo fotográfico, durante o percurso pedestre, de elementos arquitetónicos relacionados com a matéria lecionada (construções de arcos/formas concordantes) para posteriormente, e em contexto de sala de aula, realizarem um desenho expressivo com diferentes técnicas. Na disciplina de Matemática, em concordância com a disciplina de EV, os alunos vão fotografar durante o percurso Escola-Mosteiro elementos que lhes façam lembrar a disciplina de Matemática, uma vez que esta, está por todo o lado. A tarefa será denominada por: um Olh(AR) Matemático. - Data da saída de campo: 19 dezembro - 3ªfeira - 15h30 às 17h20 - Nas aulas de turnos de CN e FQ. A professora de Matemática acompanhará também a turma. |
Articulação com o Projeto Educativo | Objetivo 1 Promover o sucesso de todos os alunos, prevenir o abandono escolar e desenvolver a qualidade das aprendizagens, numa perspetiva de escola inclusiva. Objetivo 2 Desenvolver metodologias transversais que permitam integrar a diversidade de saberes. Objetivo 3 Consolidar práticas de articulação curricular que garantam a sequencialidade das aprendizagens. Objetivo 4 Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade. Objetivo 6 Consolidar uma cultura de escola em que todos os intervenientes se sintam envolvidos, estimulando parcerias e o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais. Objetivo 7 Formar cidadãos autónomos, solidários, sensíveis, responsáveis e interventivos que respeitem a diversidade humana e cultural. Objetivo 8 Promover a adoção de hábitos de vida saudáveis e o desenvolvimento de uma consciência de sustentabilidade. |
Objetivos | - desenvolvimento das capacidades de recolha, análise e compreensão de dados; - trabalho colaborativo e de interdisciplinaridade; - evolução das competências digitais de pesquisa de informação; - aumentar a valorização do património local; - desenvolvimento de aprendizagens essenciais relacionadas com o calcário e a sua degradação; - distinguir transformações químicas de transformações físicas. |